Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Qual é o melhor horário para tomar a pílula anticoncepcional?

Qual é o melhor horário para tomar a pílula anticoncepcional?

Ao iniciar uma nova pílula anticoncepcional (seja a primeira vez utilizando o método ou não), é normal se deparar com a seguinte questão: qual é o melhor horário para tomar anticoncepcional? A resposta para essa pergunta é simples: a hora da pílula não interfere na eficácia do método contraceptivo, portanto, não existe um melhor horário para tomar o anticoncepcional. O importante é respeitar as indicações do medicamento e ingerir a pílula diariamente, dentro do intervalo de tempo recomendado (ou seja, sem ultrapassar o limite máximo de horas entre um comprimido e outro). Esse prazo vai depender do tipo de pílula e, principalmente, de sua carga hormonal. Uma boa dica para não esquecer de tomar o anticoncepcional na hora certa é escolher um horário que seja fácil de lembrar, como após alguma refeição ou atividade cotidiana, por exemplo.

 

Veja também: Como tomar anticoncepcional: um guia com tudo o que você precisa saber

 

A pílula anticoncepcional combinada é composta pelos hormônios estrogênio e progesterona, substâncias que já existem naturalmente no organismo feminino. Sem a influência do medicamento no corpo da mulher, esses níveis hormonais tendem a variar ao longo do ciclo menstrual. No entanto, com a ingestão diária da pílula anticoncepcional, as taxas de hormônios se mantém estáveis por todo o mês. O método contraceptivo previne a gravidez ao bloquear a ovulação e tornar o muco cervical mais espesso, prejudicando a mobilidade do espermatozóide no sistema reprodutivo feminino. Há também a minipílula ou pílula de progesterona, um tipo de anticoncepcional composto apenas por progesterona (como o próprio nome já indica) que vem ganhando popularidade entre as mulheres.

 

Conversamos com a dupla de ginecologistas Luis Renato Mancini de Castro e Andreia Gozzi para entender melhor a importância de escolher um horário prático para tomar o anticoncepcional e quais são os riscos de variar a hora da pílula. Confira!

 

O melhor horário para tomar a pílula deve ser fácil de lembrar

 

O doutor Luis Renato explica que "não existe melhor horário" para tomar a pílula anticoncepcional. O que vai definir qual é o horário mais confortável individualmente são as particularidades de cada mulher. Por exemplo, de acordo com o especialista, algumas mulheres podem apresentar refluxo após ingerir o comprimido no período noturno. Neste caso, o ideal seria tomar o anticoncepcional mais cedo, durante o dia. Além disso, ingerir medicamentos em jejum também pode causar desconforto gástrico em algumas pessoas. Por isso, certifique-se de fazer, pelo menos, uma refeição antes de tomar a pílula. No geral, segundo a doutora Andreia, "o melhor horário [para tomar o anticoncepcional] é aquele que a paciente achar que vai ser mais fácil de lembrar e que consiga tomar periodicamente, sem muitos atrasos".

 

Tomar o anticoncepcional em horários diferentes pode comprometer a eficácia da pílula

 

Você já deve ter se perguntado se tomar anticoncepcional em horários diferentes pode engravidar. De fato, variar a hora da pílula pode comprometer a proteção oferecida pelo método contraceptivo e aumentar as chances de gravidez. Segundo a doutora Andreia Gozzi, mulheres que utilizam pílulas anticoncepcionais de baixa dosagem devem estar ainda mais atentas a este cuidado. "Uma oscilação muito grande de horários pode afetar os níveis hormonais do organismo e prejudicar a eficácia do método contraceptivo", explica a ginecologista ginecologista.

 

É fundamental seguir as indicações do tipo de anticoncepcional escolhido, já que o prazo máximo entre a ingestão de uma pílula e outra pode variar de acordo a dosagem hormonal do medicamento. A minipílula (ou pílula de progesterona), por exemplo, deve ser tomada no mesmo horário todos os dias. Ultrapassar esse limite, mesmo que por poucas horas, pode ser o suficiente para comprometer sua eficácia. Algumas pílulas anticoncepcionais combinadas (com estrogênio e progesterona), por outro lado, são mais flexíveis em relação a este intervalo de tempo e têm uma tolerância de até 12 horas em casos de atraso.

 

Veja também: Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional! E agora? Posso tomar duas juntas de uma vez?

 

Por essa e outras razões, o indicado é tomar a pílula anticoncepcional sempre no mesmo horário. Desta forma, será mais fácil criar o hábito de ingerir o medicamento todos os dias, evitando esquecimentos, atrasos e outros erros na administração do método contraceptivo.

 

Pílula anticoncepcional deve ser iniciada, de preferência, no primeiro dia da menstruação

 

No primeiro mês de uso da pílula, o medicamento ainda não tem os mesmos efeitos. Isso acontece porque o organismo ainda se está adaptando aos efeitos hormonais. Dessa forma, a mulher que começou a tomar o comprimido agora deve associar a primeira cartela a um método contraceptivo adicional, sendo a camisinha a mais indicada. Além de prevenir a gravidez, o preservativo também previne o contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Outra recomendação é seguir atentamente às indicações do próprio comprimido. “A pílula quando iniciada pela primeira vez deve ser tomada no primeiro dia da menstruação e obedecer o tempo de pausa especificado em bula”, finaliza a doutora Andréia.

 

Este artigo tem a contribuição dos especialistas:


Dr. Luis Renato Mancini de Castro - ginecologista do Instituto EndoVitta
CRM: 97755

 

Dra. Andréia Gozzi, ginecologista do Instituto Lerner
CRM: 153790

 

Matéria atualizada em: 09 de junho de 2020

Bottom_OB_celebration

tag_sempre_banner tag_sempre_banner_mob

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Esqueci de tomar anticoncepcional 2 dias. O que devo fazer?
    “Esqueci de tomar anticoncepcional 2 dias e agora?”. Se você compartilha dessa dúvida,...
    Esqueci de tomar anticoncepcional 2 dias. O que devo fazer?
  • SE CUIDA!
    Lubrificação feminina é essencial na hora do sexo
    A lubrificação feminina é um fluido produzido pela vagina como resposta à excitação...
    Lubrificação feminina é essencial na hora do sexo
  • Quiz
    QUIZ : Você sabe o que é mito e o que é verdade sobre a saúde íntima feminina?
    Saber como cuidar da saúde íntima feminina faz toda a diferença na prevenção de incômodos...
    QUIZ : Você sabe o que é mito e o que é verdade sobre a saúde íntima feminina?
  • SE CUIDA!
    Veja 5 benefícios de rebolar a pelve
    Os benefícios de dançar rebolando vão muito além da diversão! A circundução da pelve (...
    Veja 5 benefícios de rebolar a pelve
  • VER TODAS >