Medo de ir ao ginecologista? Não precisa! Saiba o que esperar de uma primeira consulta
Medo de ir ao ginecologista? Não precisa! Saiba o que esperar de uma primeira consulta
1. Escolha um(a) médico(a) ginecologista
O ginecologista é um profissional que vai te acompanhar por muitos anos. Por isso, é muito importante que seja um médico de confiança. Pedir dicas de especialistas para as mulheres da família e amigas é uma ótima forma de ter boas recomendações, mas você também pode encontrar excelentes profissionais na lista do plano de saúde. Além disso, você pode escolher ser atendida por um homem ou uma mulher, caso você não se sinta à vontade para conversar sobre assuntos íntimos com um ou com outro. Isso vai depender de cada pessoa.
2. Converse com o ginecologista sem tabus
A primeira consulta muitas vezes é apenas uma conversa para saber um pouco mais sobre a paciente: hábitos da rotina, problemas de saúde da infância, ciclo menstrual, se há histórico de doenças como câncer de mama na família, entre outras. É nela também que o médico vai explicar como o ciclo menstrual funciona, os mitos e verdades sobre a primeira relação sexual e a importância de se prevenir DST’s (doenças sexualmente transmissíveis). Por isso, tente deixar a vergonha de lado e aproveite para tirar dúvidas e perguntar o que você sempre quis saber, mas nunca teve coragem!
3. Sua mãe não precisa entrar na consulta se você não quiser
Essa decisão cabe a você. Se você não vai ficar à vontade com a sua mãe na sala, vale bater um papo com ela antes de entrar. Além disso, pode ficar tranquila: as conversas entre médico(a) e paciente são sigilosas, principalmente se tratando de adolescentes. A segurança de que o ginecologista não vai relatar a consulta aos pais é extremamente importante para construir uma relação de confiança e sinceridade com você. Apenas em casos extremos, se a paciente for diagnosticada com alguma doença que a coloque em risco de vida, por exemplo, o médico conversa com os pais.
4. Saiba que o(a) vai examinar seu corpo com cuidado
Os exames no primeiro encontro com o ginecologista são bem simples. Quando a menina ainda é virgem, o médico vai examinar os seios, a área abdominal e a parte externa da região genital. Se a menina já tiver iniciado a vida sexual, o médico também realizará o Papanicolau (também chamado de preventivo), exame que auxilia na prevenção do câncer no colo do útero e na identificação de doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV. A examinação é feita em uma maca dentro do próprio consultório médico.
Agora, se você achar que vai ficar muito constrangida nessa hora, tente lembrar que esses profissionais examinam mulheres todos os dias há alguns anos, então é claro que eles estão acostumados com essa situação e vão fazer de tudo para criar um ambiente confortável para você. A importância do exame é a prevenção e o diagnóstico de doenças o quanto antes.
5. Pergunte quando deve voltar ao ginecologista
Agora que você já sabe que ir ao ginecologista é supertranquilo, fique esperta com a data de voltar: o ideal é que toda menina tenha uma consulta a cada seis meses para saber se está tudo bem com a região íntima, principalmente depois de iniciar a vida sexual. Sua própria médica pode indicar o mês ideal para o retorno. Já o exame preventivo deve ser feito uma vez por ano.
Agora ficou tranquilo ir ao ginecologista, né? Marque a sua consulta!
PRODUTOS Relacionados



