Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Mama dolorida antes da menstruação: descubra o que pode ser

Mama dolorida antes da menstruação: descubra o que pode ser

Sentir as mamas doloridas antes da menstruação é um sintoma comum da TPM (Tensão Pré-Menstrual). A sensação é causada por ação hormonal, especialmente o aumento da progesterona, que ocorre cerca de 10 dias antes da chegada do fluxo e provoca um aumento na retenção de líquido no corpo, deixando os seios doloridos e inchados.

 

 

Também conhecida como mastalgia, a dor mamária é um sintoma cíclico, ou seja, é sentida em um determinado período do ciclo menstrual. Com a chegada da menstruação, ela tende a desaparecer, junto com outros efeitos da TPM. Em alguns casos, a dor nos seios também pode ser um indicativo de displasia mamária, uma alteração fibrocística benigna que leva a formação de pequenos nódulos nas mamas que, geralmente, ficam mais intensos antes da menstruação. Saiba mais! 

 

 

Veja também: Dor nas mamas é um sintoma da TPM?

 

Mamas doloridas antes da menstruação são causadas pelo aumento da retenção de líquido no corpo

 

 

A dor nas mamas antes da chegada da menstruação ocorre devido o aumento da retenção de líquido no corpo. Durante a fase lútea, última etapa do ciclo menstrual, há uma maior produção de progesterona no organismo. Quando o hormônio está em alta, provoca o extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos para o tecido subcutâneo (tecido sob a pele). Como efeito, esse líquido fica acumulado entre as células do tecido, que se tornam mais pesadas, dando origem a um edema. 

 

O inchaço durante a TPM costuma acontecer nas regiões mais suscetíveis ao acúmulo de líquido, como pernas, pés e seios. Além da dor, o edema também pode deixar as mamas mais rígidas e sensíveis. A dor nas mamas durante a TPM é um sintoma cíclico que aparece a cada mês, mas existem algumas soluções que ajudam a amenizar o incômodo. Uma dica é dar preferência a sutiãs menos apertados e sem aro na parte inferior. Também existe a opção de recorrer a alguns paliativos como compressa de água morna para relaxar a musculatura da mama. Além disso, é possível consultar um(a) médico(a) para saber quais medicamentos de efeito analgésico podem ajudar a aliviar as dores. 

 

Por fim, reduzir o consumo de alimentos ultra processados, com conservantes e aditivos químicos alivia a retenção de líquido na TPM. Isso porque esses alimentos são ricos em sódio, o que faz com que o corpo acumule mais líquido, pois o mineral atrai as moléculas de água para si. O mesmo vale para bebidas gaseificadas e cafeína. 

 

 

 

Dor nas mamas, inchaço e seios rígidos podem ser sintomas de displasia mamária

 

 

A displasia mamária é uma alteração fibrocística benigna que leva a formação de pequenos nódulos cheios de líquidos no tecido mamário. Os sintomas da displasia são parecidos com os da retenção de líquido como dor, inchaço e sensibilidade, que também tendem a amenizar após a menstruação. A diferença entre os dois casos é que a retenção hídrica não provoca nódulos, enquanto a displasia sim. 

 

A displasia mamária não é considerada uma doença. Elas são provocadas por alterações hormonais consideradas normais e geralmente acontecem durante a puberdade ou menopausa. O diagnóstico da displasia é feito por um ginecologista ou mastologista e o tratamento inclui medicamentos hormonais e analgésicos para aliviar as dores. Alguns médicos também receitam alimentos ou suplementos ricos em vitamina E, como ovos, alface, espinafre e cereais. O nutriente tem ação antioxidante e ajudam a reduzir cistos no tecido mamário e diminui  os sintomas. 

 

Vale a pena ressaltar que a displasia mamária não tem relação com quadros iniciais de câncer de mama e não aumentam o risco da doença, pois as causas e sintomas são diferentes. 

 

 

 

Saiba quando a dor nas mamas pode ser preocupante 

 

 

As dores nas mamas antes da menstruação podem ser desconfortáveis, mas são toleráveis e não interferem nas atividades do dia a dia. Com a chegada do sangramento, o incômodo vai reduzindo até desaparecer, pois nesse momento a produção de progesterona cai e a retenção de líquido no corpo diminui. Dessa forma, os seios também voltam ao tamanho normal e ficam menos rígidos. 

 

Outra característica da mastalgia é que ela ocorre nos dois lados e não apenas em uma mama, mas nos dois lados, em especial na parte superior e externa. Esse detalhe é importante pois ajuda a diferenciar a dor pré-menstrual de quadros em que há presença de lesões e nódulos. Se a dor for intensa, localizada em um ponto específico do seio e acompanhada de secreção, marque uma consulta um ginecologista para descobrir se há uma ligação com o ciclo menstrual. Em seguida, procure um mastologista, pois o incômodo pode estar relacionado com alguma alteração funcional nas mamas que precisa ser investigada e tratada.  

 
 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • PRIMEIRA VEZ
    Medo de ir ao ginecologista? Não precisa! Saiba o que esperar de uma primeira consulta
    A primeira ida ao ginecologista gera um certo receio em muitas garotas, mas não há motiv..
  • PRIMEIRA VEZ
    1º dia de aula na faculdade: a blogueira Natalia Salvador contou como encarou o medo e deu dicas de como lidar com essa mudança
    Uma das maiores mudanças do início da nossa vida adulta é a entrada para a universidade..
  • PRIMEIRA VEZ
    5 coisas que ninguém te contou sobre sua primeira menstruação
    A primeira menstruação acontece de forma inesperada, já que, na maioria das vezes a gen..
  • PRIMEIRA VEZ
    Intercâmbio: blogueira Paola Piola conta sobre a 1ª vez que lidou com a independência em outro país
    Fazer intercâmbio é o sonho de muitas adolescentes, principalmente depois dos 18 anos, q..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Saúde da mulher
    SOP: sintomas e tratamentos da síndrome que atinge as mulheres
    A Síndrome do Ovário Policístico é uma disfunção hormonal que leva ao crescimento de...
    SOP: sintomas e tratamentos da síndrome que atinge as mulheres
  • SE CUIDA!
    5 tipos de depilação feminina: prós e contras de cada método
    A depilação íntima faz parte da vida de muitas mulheres. Para isso, é possível encontrar...
    5 tipos de depilação feminina: prós e contras de cada método
  • SE CUIDA!
    Corrimento ou lubrificação feminina? Saiba diferenciar as secreções vaginais
    Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual a diferença entre corrimento e secreção vaginal...
    Corrimento ou lubrificação feminina? Saiba diferenciar as secreções vaginais
  • SE CUIDA!
    Tabelinha: por que o método é falho e outras opções de anticoncepcionais com mais eficácia
    A tabelinha é um método contraceptivo natural baseado na análise do ciclo menstrual....
    Tabelinha: por que o método é falho e outras opções de anticoncepcionais com mais eficácia
  • VER TODAS >