Lubrificação feminina: 5 dicas para evitar a secura vaginal
Lubrificação feminina: 5 dicas para evitar a secura vaginal
Veja também: Absorvente interno interfere na lubrificação vaginal?
As causas para o ressecamento vaginal são diversas e, ao contrário do que muita gente imagina, a condição não está restrita a mulheres mais velhas. Fatores físicos e emocionais, como alterações hormonais e estresse podem estar por trás da falta de lubrificação feminina. Remédios como a pílula anticoncepcional tradicional também podem causar este efeito, além de diminuir a libido feminina. Tendo isso em vista, o Só Delas separou algumas dicas para prevenir a secura vaginal. Confira!
Veja também: Você sabe a importância da lubrificação vaginal?
Dica 1) Procure um ginecologista para ter orientação profissional
O(a) ginecologista é a pessoa mais indicada para te dizer o que pode diminuir a lubrificação feminina e causar a secura vaginal. Existem diversas causas para o problema e, por isso, a avaliação médica individual é imprescindível.
Em alguns casos, o ressecamento vaginal pode ser sinônimo de desequilíbrios hormonais ou doenças e infecções vaginais. Outra possibilidade é o uso da pílula anticoncepcional, que também influencia nos níveis hormonais da mulher e pode estar associado à diminuição da lubrificação feminina.
De todo modo, para descobrir a origem do problema o quanto antes e dar início ao tratamento adequado, é preciso consultar um(a) ginecologista para encontrar a solução mais adequada para o seu caso.
Dica 2) Evite usar duchas vaginais para fazer a higiene íntima
A ducha vaginal compromete a lubrificação vaginal e a saúde íntima. O hábito é prejudicial porque altera a flora vaginal e remove a proteção natural da vagina, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias e aumentando os riscos de desenvolver uma infecção.
É importante entender que o canal vaginal é autolimpante e, portanto, não precisa ser higienizado. Concentre a limpeza da região íntima na vulva (parte externa da vagina) e, de preferência, utilize sempre um sabonete íntimo específico para preservar o pH da região.
Veja também: Guia da higiene íntima: infográfico mostra o que fazer e o que evitar
Dica 3) Hidratantes vaginais ajudam a melhorar a lubrificação
Usar cremes vaginais hidratantes pode ser uma ótima alternativa para melhorar a lubrificação, principalmente, para mulheres que estão perto do climatério ou da menopausa. Na dúvida, converse com seu(a) ginecologista sobre a possibilidade. Geralmente, esse tipo de hidratante vaginal é feito à base de hormônios e entrega ótimos resultados.
Dica 4) Se toque e conheça o seu corpo
Está na hora de desconstruir o tabu da masturbação feminina! Conhecer o próprio corpo é primordial para entender o que te dá prazer sexual. Ao criar intimidade com o próprio corpo e a própria vulva e clitóris, você descobre onde e como gosta de ser tocada e facilita - muito - o processo de excitação e lubrificação vaginal, o que também traz ótimos benefícios para as relações a dois.
Dica 5) Capriche nas preliminares antes da relação sexual
A falta de lubrificação feminina pode ser um sinal de que o(a) parceiro(a) - ou o casal, como um todo - não dá a devida atenção às preliminares na hora do sexo. Isso não significa, necessariamente, que a mulher não está excitada o suficiente (embora também possa acontecer). Mas, muitas vezes, as coisas acontecem rápido demais e não dá tempo do corpo “compreender” e reagir à excitação da mulher.
Por essa e outras razões, as preliminares são essenciais para preparar tanto a mente, quanto o corpo da mulher para a relação sexual. Dito isto, já sabe: não tenha pressa! Tente se conectar com o(a) parceiro(a) e curtir o momento.
PRODUTOS Relacionados



