7 sinais que indicam que, provavelmente, a sua menstruação está vindo!
7 sinais que indicam que, provavelmente, a sua menstruação está vindo!
Sintomas da menstruação fazem parte da TPM e acontecem devido às oscilações hormonais
A Tensão pre-menstrual começa cerca de 10 dias antes da menstruação e é marcada são fruto de oscilações hormonais por sintomas físicos e emocionais. Embora seja muito comum, ela não acontece com todas as mulheres e pode atingir diferentes níveis dependendo da intensidade dos sintomas. Além disso, estudos comprovam que a TPM é hereditária, ou seja, mulheres cujas mães apresentam a síndrome são mais propensas a terem.
A TPM é fisiológica, não tem cura ou tratamento, mas é possível aliviar os sintomas com medicação. Em alguns casos, ela pode interferir na qualidade de vida da mulher e passa a ser um quadro patológico, conhecido como Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM).
Confira os sintomas da menstruação mais comum
1) Mudança de humor
As mudanças repentinas de humor são um dos sintomas mais conhecidos da TPM. Elas acontecem devido à queda na produção de endorfina e serotonina, duas substâncias que agem no humor das pessoas e que estão diretamente ligadas as oscilações hormonais, especialmente a queda do estrogênio. Quando elas estão em alta, nos sentimos mais alegres e dispostas. Quando a sua produção diminui, nos sentimos mais tristes, mal-humoradas, sensíveis e irritadiças. Por esse motivo, é comum que durante a TPM as mulheres sintam alterações emocionais e comportamentais sem perceber.
2) Aparecimento de acne
O aumento da acne também é um dos sintomas mais comuns durante a TPM. Logo após a ovulação, as taxas de progesterona começam a subir fazendo com que as glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade da pele, produzam mais sebo. O acúmulo de sebo e células mortas obstruem os poros , levando ao surgimento de cravos e espinhas. Além do rosto, a acne também é comum no pescoço, peito, costas e ombros. Aliás, não é só a pele que fica mais oleosa: os cabelos podem sofrer também.
3) Insônia persistente
Assim como as mudanças de humor, a dificuldade de pegar no sono durante a TPM também é causada pelas oscilações hormonais. A queda da serotonina provoca a desregulação da melatonina, hormônio responsável pela regulação do metabolismo e pela sonolência. Inclusive, quem tem um ciclo desregulado pode estar mais propensa à insônia.
4) Seios inchados e aumento da retenção e líquido no corpo
Se seus seios aumentaram de tamanho de uma hora para outra, pode marcar no calendário que em poucos dias a menstruação vai descer. Isso acontece porque o aumento da retenção de líquido faz com que as células do tecido mamário acumulem mais água. Assim, eles ficam mais inchados e doloridos. Em alguns casos, a retenção de líquidos pode ser mais generalizada e inchar também a barriga e os tornozelos. Por isso, para ajudar o corpo a voltar ao normal é preciso beber muita água, consumir alimentos com potássio (banana e abacate, por exemplo), evitar o excesso de sal e se exercitar da forma que você preferir e se sentir confortável.
5) Dor de cabeça
Dor de cabeça é algo que deve ser sempre observado de perto, né? Ela pode estar ligada a vários problemas, mas no caso da TPM o motivo é bem simples: acontece uma queda comum na taxa do hormônio estrogênio e isso faz com que os vasos sanguíneos se dilatem além do normal. Porém, se a dor que você sente é muito forte é melhor procurar um médico para ver se está tudo bem e indicar um medicamento específico.
6) Dores nas pernas/costas
Sabe aquela dor nas pernas que nossas avós chamam de “dor de crescimento”? Esse também é um sintoma pré-menstrual. Neste caso, essas câimbras não têm a ver com o desenvolvimento dos ossos, mas sim a um reflexo da cólica. Com a diminuição da produção de alguns hormônios, o fluxo sanguíneo na região da barriga diminui, causando uma dor que pode irradiar para as costas ou pernas. Segundo os ginecologistas, o melhor tratamento para esse incômodo é um medicamento especificamente para cólicas e não algo para dor muscular. Consulte seu médico para a indicação de um remedinho específico para o seu caso!
7) Dor de barriga
Por essa ninguém esperava, mas a dorzinha de barriga que pode dar na época da TPM nem sempre é culpa da sua alimentação. A diarreia leve que aparece durante o período pré-menstrual ou nos primeiros dias da menstruação geralmente acontece por conta da prostaglandina. Essa substância é similar a um hormônio e é responsável pelas contrações uterinas e pode interferir, inclusive, nos músculos do intestino.
Matéria atualizada em: 31 de março de 2020



