Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

7 sinais que indicam que, provavelmente, a sua menstruação está vindo!

7 sinais que indicam que, provavelmente, a sua menstruação está vindo!

Você sabe quais são os sintomas da menstruação quando ela está chegando? A menstruação é um processo natural provocada por alterações hormonais que levam a descamação do endométrio, parede interna do útero. Dias antes do fluxo descer, a maioria das mulheres começa a sentir mudanças físicas e emocionais relacionadas ao aumento da progesterona e queda do estrogênio, os dois hormônios sexuais femininos. Esse período é conhecido como Tensão pré-menstrual e começa cerca de 10 dias antes da menstruação. Seus sintomas variam de mulher para mulher, mas normalmente os mais comuns são mamas inchadas e doloridas, aumento da retenção de líquido e inchaço corporal, mudanças repentinas de humor, cansaço, indisposição, acne e cólica. Por isso, se qualquer um desses sinais aparecerem, você já sabe: a sua menstruação está prestes a chegar. O Só Delas listou os 7 sintomas mais comuns da menstruação para você ficar esperta e prevenida.

 

Sintomas da menstruação fazem parte da TPM e acontecem devido às oscilações hormonais

 

A Tensão pre-menstrual começa cerca de 10 dias antes da menstruação e é marcada são fruto de oscilações hormonais por sintomas físicos e emocionais. Embora seja muito comum, ela não acontece com todas as mulheres e pode atingir diferentes níveis dependendo da intensidade dos sintomas. Além disso, estudos comprovam que a TPM é hereditária, ou seja, mulheres cujas mães apresentam a síndrome são mais propensas a terem. 

 

A TPM é fisiológica, não tem cura ou tratamento, mas é possível aliviar os sintomas com medicação. Em alguns casos, ela pode interferir na qualidade de vida da mulher e passa a ser um quadro patológico, conhecido como Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM). 

 

 

Confira os sintomas da menstruação mais comum 

 

1) Mudança de humor
 

As mudanças repentinas de humor são um dos sintomas mais conhecidos da TPM. Elas acontecem devido à queda na produção de endorfina e serotonina, duas substâncias que agem no humor das pessoas e que estão diretamente ligadas as oscilações hormonais, especialmente a queda do estrogênio. Quando elas estão em alta, nos sentimos mais alegres e dispostas. Quando a sua produção diminui, nos sentimos mais tristes, mal-humoradas, sensíveis e irritadiças. Por esse motivo, é comum que durante a TPM as mulheres sintam alterações emocionais e comportamentais sem perceber. 

 

2) Aparecimento de acne
 

O aumento da acne também é um dos sintomas mais comuns durante a TPM. Logo após a ovulação, as taxas de progesterona começam a subir fazendo com que as glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade da pele, produzam mais sebo. O acúmulo de sebo e células mortas obstruem os poros , levando ao surgimento de cravos e espinhas. Além do rosto, a acne também é comum no pescoço, peito, costas e ombros.  Aliás, não é só a pele que fica mais oleosa: os cabelos podem sofrer também.

 

3) Insônia persistente
 

Assim como as mudanças de humor, a dificuldade de pegar no sono durante a TPM também é causada pelas oscilações hormonais. A queda da serotonina provoca a desregulação da melatonina, hormônio responsável pela regulação do metabolismo e pela sonolência. Inclusive, quem tem um ciclo desregulado pode estar mais propensa à insônia. 

 

4) Seios inchados e aumento da retenção e líquido no corpo
 

Se seus seios aumentaram de tamanho de uma hora para outra, pode marcar no calendário que em poucos dias a menstruação vai descer. Isso acontece porque o aumento da retenção de líquido faz com que as células do tecido mamário acumulem mais água. Assim, eles ficam mais inchados e doloridos.  Em alguns casos, a retenção de líquidos pode ser mais generalizada e inchar também a barriga e os tornozelos. Por isso, para ajudar o corpo a voltar ao normal é preciso beber muita água, consumir alimentos com potássio (banana e abacate, por exemplo), evitar o excesso de sal e se exercitar da forma que você preferir e se sentir confortável.

 

5) Dor de cabeça
 

Dor de cabeça é algo que deve ser sempre observado de perto, né? Ela pode estar ligada a vários problemas, mas no caso da TPM o motivo é bem simples: acontece uma queda comum na taxa do hormônio estrogênio e isso faz com que os vasos sanguíneos se dilatem além do normal. Porém, se a dor que você sente é muito forte é melhor procurar um médico para ver se está tudo bem e indicar um medicamento específico.

 

6) Dores nas pernas/costas
 

Sabe aquela dor nas pernas que nossas avós chamam de “dor de crescimento”? Esse também é um sintoma pré-menstrual. Neste caso, essas câimbras não têm a ver com o desenvolvimento dos ossos, mas sim a um reflexo da cólica. Com a diminuição da produção de alguns hormônios, o fluxo sanguíneo na região da barriga diminui, causando uma dor que pode irradiar para as costas ou pernas. Segundo os ginecologistas, o melhor tratamento para esse incômodo é um medicamento especificamente para cólicas e não algo para dor muscular. Consulte seu médico para a indicação de um remedinho específico para o seu caso!

 

7) Dor de barriga 
 

Por essa ninguém esperava, mas a dorzinha de barriga que pode dar na época da TPM nem sempre é culpa da sua alimentação. A diarreia leve que aparece durante o período pré-menstrual ou nos primeiros dias da menstruação geralmente acontece por conta da prostaglandina. Essa substância é similar a um hormônio e é responsável pelas contrações uterinas e pode interferir, inclusive, nos músculos do intestino. 

 

Matéria atualizada em: 31 de março de 2020

Bottom_OB_celebration

tag_sempre_banner tag_sempre_banner_mob

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >