Limpa e seca: 4 dicas para manter a região íntima respirável no verão
Limpa e seca: 4 dicas para manter a região íntima respirável no verão
1) Prefira roupas leves e fresquinhas
É perfeitamente comum a região íntima transpirar mais em dias quentes. Roupas muito apertadas ou de materiais sintéticos, por exemplo, podem alterar o pH íntimo e favorecer a proliferação de infecções causadas por fungos ou bactérias. Por isso, dê preferência por roupas leves como calças de algodão, saias e vestidos.
2) Use protetor diário de calcinha para uma sensação fresca e seca
O protetor diário é perfeito para proteger você da umidade e secreções comuns a todas as mulheres. E o melhor: você pode usá-lo todos os dias sem se preocupar, pois existe uma versão do produto feita com material respirável, permitindo a circulação de ar na região íntima. Ou seja, ele vai absorver a transpiração e neutralizar os odores naturais da área sem alterar a flora e o pH vaginal. Fique tranquila!
3) Higienize a região íntima com cuidado
Uma ducha a mais nunca é demais no calor, principalmente para evitar a proliferação de fungos e manter a saúde vaginal em dia. Segundo a ginecologista Maria Elisa Noriler, devemos lavar a parte externa da vagina com um sabonete íntimo, que têm um pH neutro e mais parecido com o da região íntima, sem necessidade de lavar a parte interna.
4) Vai à praia? Então evite ficar o dia inteiro de maiô ou biquíni molhados
Quando chega o verão, a gente quer mais é passar o dia na praia, tomar banho de piscina e relaxar. Mas é bom ficar ligada: o hábito de usar biquíni ou maiô molhado muitas horas seguidas pode potencializar o surgimento de infecções, sabia? Então, antes de voltar para casa, troque a peça de baixo por uma calcinha confortável e seque bem o entorno da vagina.
Siga nossas dicas e aproveite o verão sem neuras!
Dra. Maria Elisa Noriler - Ginecologista
CRM: 99557



