Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Libido e ciclo menstrual: como fica o desejo sexual feminino ao longo do mês?

Libido e ciclo menstrual: como fica o desejo sexual feminino ao longo do mês?

Sabia que a libido das mulheres varia de acordo com cada fase do ciclo menstrual? Por isso, é normal que vocês se sintam mais estimuladas sexualmente em determinadas épocas do mês, enquanto em outros períodos podem não sentir tanto desejo sexual. A razão está nas oscilações hormonais que acontecem no nosso organismo durante o ciclo reprodutivo, que interferem não apenas no nosso desejo, mas também na sensação de prazer.

 

Os hormônios que mais influenciam a libido são progesterona, estrogênio e testosterona. No entanto, o estímulo sexual também está relacionado com o estado psicológico de uma pessoa. Assim, embora haja uma tendência fisiológica de picos e queda da vontade de fazer sexo ao longo do ciclo menstrual, algumas mulheres podem não sentir muita diferença entre uma fase e outra. 

 

Saiba como cada fase do ciclo menstrual interfere no desejo sexual feminino. 

 

 

 

Período menstrual: aumento da testosterona deixa o corpo mais sensível ao prazer

 

Pode não parecer, mas durante a menstruação algumas mulheres sentem muita vontade de ter relação sexual. Isso porque durante o período menstrual, os níveis de testosterona estão mais altos, enquanto o estrogênio e a progesterona estão em queda. Dessa forma, a progesterona fica mais predominante no organismo, o que acaba refletindo nas sensações de prazer. Os sentidos ficam mais apurados e ocorre uma vascularização na região clitoriana, deixando o clitóris mais sensível. Como resultado, a mulher sente mais prazer durante o sexo e tem orgasmos mais intensos. 

 

Por outro lado, neste período também ocorre uma queda do hormônio estrogênio, o que também reduz a liberação de endorfina (substâncias relacionadas à sensação de bem-estar) no corpo, portanto, algumas mulheres podem se sentir mais cansadas e com baixa libido, preferindo ter relações sexuais em outro período. Viu como o organismo de cada mulher reage de uma maneira às oscilações hormonais?

 

 

Fase folicular: aumento gradual da libido e da secreção vaginal 

 

A fase folicular começa com a chegada da menstruação e vai até o período ovulatório. Neste período, os níveis de estrogênio começam a subir junto com a testosterona, fazendo com que ocorra um aumento gradual da libido. Outra característica desse momento do ciclo é que a mulher passa a produzir mais lubrificação vaginal, o que facilita a penetração durante o ato sexual e torna a experiência mais prazerosa também. 

 

É importante ressaltar que estamos abordando o funcionamento de um ciclo menstrual sem influência de métodos contraceptivos hormonais. Mulheres que fazem uso de anticoncepcional com hormônio não ovulam, logo suas taxas permanecem estáveis ao longo do ciclo. Por isso, elas não costumam sentir essas mudanças com intensidade, já que estas estão diretamente relacionadas com a preparação para a liberação do óvulo. 

 

 

Fase ovulatória: pico da libido e fertilidade deixam a mulher mais estimulada sexualmente

 

A fase ovulatória corresponde ao momento em que a mulher está mais fértil, ou seja, tem grandes chances de engravidar. Nesse período, as taxas de estrogênio atingem o seu ápice e ocorre a liberação do óvulo, momento conhecido como ovulação. Com a fertilidade em alta, os hormônios agem como um estimulante ao desejo sexual, fazendo com que a mulher sinta mais vontade de fazer sexo. O objetivo é tornar as melhores condições possíveis para que ocorra a fecundação, já que este é fisiologicamente o evento mais importante do ciclo menstrual. 

 

A fase ovulatória também estimula a produção de lubrificação como resposta a excitação feminina, deixando a vagina mais lubrificada para o ato. Assim, as relações ficam mais prazerosas e permite uma penetração mais confortável e indolor. Além disso, o muco cervical auxilia na mobilidade do espermatozóide de encontro ao óvulo. 

 

 

Fase lútea: libido em baixa e predominância dos sintomas da TPM 

 

Após a ovulação, as taxas de estrogênio caem e a progesterona sobe. Como efeito, a mulher tem uma queda no estímulo sexual, que passa a ser menor se comparada a outras fases do ciclo. Por outro lado, os níveis de serotonina, endorfina e ocitocina - substâncias relacionadas a sensação de bem-estar do organismo - também estão baixos, o que pode fazer com que a mulher não chegue ao orgasmo com tanta facilidade. 

 

Nessa mesma fase, começam a surgir os sintomas da Tensão Pré-menstrual (TPM). Muitas mulheres se sentem mais indispostas à prática sexual. Apesar da libido estar em baixa, as terminações vaginais continuam sensíveis e é possível sentir prazer durante a TPM. Uma dica é investir nas preliminares para aumentar a receptividade na hora do sexo. 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • A MÚSICA ME MOVE
    Sem tempo de ir à academia? Veja 5 canais no Youtube para dançar e queimar calorias em casa
    Trabalhar, se divertir, dormir direito e ainda se preocupar com a saúde… Ufa! Taí uma ..
  • A MÚSICA ME MOVE
    12 músicas para animar sua viagem de férias na praia com amigos
    Com o verão rolando, nada melhor do que viajar com os amigos e curtir uns dias na praia. ..
  • A MÚSICA ME MOVE
    Conheça Kiana Léde, a menina que está bombando no Youtube com versões acústicas de hits!
    Já ouviu algum cover de Kiana Ledé? Não? Então fica a dica: procura o canal dela no Yo..
  • A MÚSICA ME MOVE
    Ouvir música, dançar, ler: 5 coisas que você pode fazer para esquecer a TPM!
    A gente já falou por aqui que a TPM é supernormal e toda mulher tem, pelo menos, algum s..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser gravidez?
    O corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser considerado normal....
    Corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser gravidez?
  • SE CUIDA!
    Enquete: Você usa protetor diário?
    Conte para o Só Delas se você usa o protetor diário todos os dias!
    Enquete: Você usa protetor diário?
  • SE CUIDA!
    5 coisas que toda mulher precisa saber sobre pílula do dia seguinte
    Muitas já ouviram falar, mas entender como a pílula do dia seguinte funciona é...
    5 coisas que toda mulher precisa saber sobre pílula do dia seguinte
  • SE CUIDA!
    Como tratar infecção urinária? Ginecologista explica como prevenir e tratar a doença
    A infecção urinária acontece quando bactérias invadem o trato urinário e se multiplicam...
    Como tratar infecção urinária? Ginecologista explica como prevenir e tratar a doença
  • VER TODAS >