Leve, médio ou intenso: como saber qual a intensidade do meu fluxo menstrual?
Leve, médio ou intenso: como saber qual a intensidade do meu fluxo menstrual?
Conheça seu fluxo menstrual
É de extrema importância que cada mulher conheça o seu ciclo menstrual. Assim, você entenderá o que acontece com seu corpo todo o mês e, ao notar qualquer anormalidade, saiba o momento de buscar ajuda. Existem diversos fatores que podem influenciar no seu fluxo menstrual. Para ajudar na classificação da intensidade, a médica explica que até 80 ml de sangue, por dia, é considerado como um fluxo leve. Dessa maneira, acima dessa quantidade já é visto como intenso. Vale lembrar, contudo que fluxo intenso não é considerado como normal, pois não está dentro do padrão.
Quais cuidados preciso ter com meu fluxo?
Ficar atenta ao fluxo menstrual é uma maneira de cuidar da sua saúde. “Algumas pacientes têm um fluxo maior, com a saída de coágulos, mas isso não é comum”, destaca a ginecologista. Por isso, marque uma consulta com o profissional para descobrir as causas da intensidade. Assim, ele poderá indicar o tratamento ideal, de acordo com a causa do problema. E ainda, se você sofre com um fluxo intenso, compressas quentes no ventre e usar absorvente noturnos podem ajudar. Para completar, não deixe de beber muita água e praticar exercícios físicos (sim, eles vão ajudar!).
Dra. Maria Elisa Noriler
CRM: 99557
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. É Médica Preceptora de Ginecologia e responsável pelo setor de Ginecologia Endócrina InfantoPuberal e Climatério do Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha



