Lenço umedecido é prejudicial para a saúde vaginal? Tiramos essa dúvida com um dermatologista
Lenço umedecido é prejudicial para a saúde vaginal? Tiramos essa dúvida com um dermatologista
Lenço umedecido para fazer a higiene íntima: é recomendado?
Muito usado na higiene de bebês e até na remoção da maquiagem, o lenço umedecido também é usado por algumas mulheres para higiene da região íntima. Porém, você pode ouvir diferentes recomendações sobre o uso do lenço umedecido entre médicos. Para alguns não há problema em usá-lo para fazer a higiene íntima. Enquanto outros recomendam o uso só em casos de emergência. De acordo com a dermatologista, os lenços umedecidos são compostos por diversas substâncias que atestam sua capacidade de ação. Entre elas está o propilenoglicol, que é utilizado para ajudar o corpo a absorver produtos químicos de forma mais eficiente. “Muitas dessas substâncias são capazes de modificar o pH vaginal, além de terem o poder de causar alergias e dermatites de contato”, diz Patrícia.
O lenço umedecido não substitui a higienização feita com sabonete íntimo
O uso de lenço umedecido, contudo, jamais substituirá a higienização feita com sabonete específico para a região íntima durante o banho. E quem explica é a dermatologista: “O indicado é o uso de sabonetes neutros, de preferência à base de glicerina e água”, recomenda a médica. É importante lembrar que a lavagem deve ser feita somente na área externa da vagina, chamada de vulva, e duchas d’água (chuveirinho), apesar de práticas, devem ser evitadas para não remover a mucosa protetora das paredes vaginais.
Lenço umedecido é um produto de emergência
Quando não há alternativa, se você está fora de casa ou em algum lugar onde não é possível fazer a higiene com água e sabonete neutro, os lenços umedecidos podem se tornar uma opção de emergência. Portanto, esse pode ser mais um item para você incluir no necessaire de bolsa para estar prevenida em necessidades de última hora, assim como absorventes extras.
Esta publicação tem a colaboração da especialista:
Dra. Patrícia Mafra (A dermatologista Patrícia Mafra, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD atua nas áreas de Estética Corporal e Dermatologia.
CRM MG: 37955 / CRM SP: 154352 / RQE: 27234)



