Irritação nos grandes lábios: o que pode ser e o que usar para melhorar?
Irritação nos grandes lábios: o que pode ser e o que usar para melhorar?
Veja também: O que pode ser ardência na vagina e como tratar?
Entenda melhor cada uma das possíveis causas a seguir.
-
Reação alérgica
A irritação nos grandes lábios pode estar associada a reações alérgicas a produtos e materiais, como sabão de lavar roupa, sabonete e desodorante íntimos, tecido da calcinha, látex da camisinha, entre outros. Nessas circunstâncias, a mulher também pode sentir coceira e vermelhidão na vulva.
Como tratar: em alguns casos, interromper o uso do material ou produto que está causando a alergia é o suficiente para resolver o problema. No caso da alergia ao látex da camisinha, a recomendação é testar o preservativo feito de poliuretano, que é mais fino e tem menos chance de provocar irritação. Na dúvida, procure um dermatologista e/ou alergista.
-
Atrito na vulva
Praticar relação sexual sem a devida lubrificação pode causar atrito na região íntima feminina e dar origem à irritação nos grandes lábios. O mesmo pode acontecer com as relações sexuais muito intensas, prolongadas e/ou consecutivas.
Como tratar: lavar a região com água fria ou colocar uma bolsa ou compressa de água fria no local pode ajudar a diminuir a irritação na vulva. Se o problema persistir, procure um ginecologista.
-
Infecções vaginais
Quando a irritação nos grandes lábios surge com outros sintomas, como corrimento vaginal com tonalidade e/ou odor diferentes do habitual, inchaço, coceira, vermelhidão na vulva e ardência ao urinar, é sinal de infecção vaginal. As mais comuns são a candidíase e a vaginose bacteriana, provocadas pelo crescimento excessivo de fungos e bactérias na flora vaginal, respectivamente. Fatores como falta ou excesso de higiene íntima, imunidade fraca e o hábito de ficar bastante tempo usando o biquíni ou o maiô molhados costumam favorecer o problema.
Como tratar: o tratamento da infecção vaginal vai depender do agente causador em questão. No caso da candidíase, o ginecologista costuma prescrever medicamentos antifúngicos (via oral ou vaginal). Já se tratando da vaginose, o remédio escolhido é o antibiótico.
-
Alterações hormonais
Alterações na produção hormonal da mulher também podem ter como efeito colateral a irritação nos grandes e pequenos lábios. Durante a menopausa, em especial, o problema pode ser decorrente da secura vaginal (que é um dos principais sintomas dessa fase da vida).
Como tratar: o(a) ginecologista pode recomendar uma reposição hormonal. Cremes e pomadas vaginais também são alternativas possíveis;
-
Doenças de pele
Algumas doenças cutâneas, como o pênfigo (doença autoimune caracterizada pelo aparecimento de bolhas na pele) e o líquen plano (doença inflamatória que atinge a pele, as membranas e as mucosas), podem estar por trás da inflamação nos grandes lábios da vulva.
Como tratar: o tratamento deve ser prescrito em conjunto com o(a) ginecologista e o(a) dermatologista. Os medicamentos indicados podem ser orais ou genitais, a depender de cada caso.
-
Depilação íntima
Métodos de depilação íntima feminina como a depilação com lâmina ou cera tendem a deixar os poros da vulva abertos e/ou com pequenas fissuras e favorecer a irritação no local, junto com coceira e vermelhidão.
Como tratar: é importante caprichar nos cuidados pré e pós depilação, incluindo hidratar a pele diariamente e esfoliar com frequência. Jamais use produtos com álcool após o procedimento e, se possível, peça indicações de produtos calmantes ao(a) dermatologista.
PRODUTOS Relacionados



