Insegurança na primeira vez: temos 5 conselhos para te acalmar
Insegurança na primeira vez: temos 5 conselhos para te acalmar
PRODUTO Relacionado

1) É natural não saber o que fazer!
O sexo é algo completamente natural que pode ser muito prazeroso. Na primeira vez, é mais do que natural não saber o que fazer e ter algumas inseguranças. As dúvidas podem aparecer em relação ao que fazer no momento, como agir e o que esperar. Mas antes de ficar ansiosa com essas respostas, tenha em mente que essa é sua primeira experiência com a relação sexual. Então, é mais do que normal ter todas essas incertezas e, por isso, você não deve se cobrar muito durante a transa. Tenha certeza de que, na hora, as coisas vão seguindo conforme o clima.
2) Converse com o seu parceiro antes
Não tem porque ter vergonha de admitir ao seu parceiro que essa é a sua primeira vez. Ele deve ser compreensivo o suficiente para entender que vai ser um momento mais delicado para você. Então, contar para ele inclusive vai ajudar na hora H, já que ele irá entender seus limites. A primeira vez pode doer um pouco, principalmente com o rompimento do hímen. Por isso, é importante deixar tudo bem claro para ele respeitar qualquer incômodo que você sinta na hora.
3) Pesquise informações relevantes sobre o sexo
Um importante conselho para acalmar suas inseguranças é pesquisar questões sobre o sexo. Assim, você entende melhor alguns importantes pontos em relação à sua saúde. Você provavelmente já sabe, o sexo sem nenhuma proteção inicia uma gravidez. Por isso, pesquise como colocar a camisinha e não se esqueça de usá-la. Além da prevenção contra a gestação, o preservativo ainda protege de doenças que podem ser transmitidas pelo sexo.
Uma outra informação sobre o sexo é que, na primeira vez, você pode sangrar - e não é menstruação. Isso acontece porque a penetração rompe o hímen (uma camada que protege o início da vagina). Não há nada de errado com o isso. É muito normal que mulheres sangrem ao perder a virgindade, assim como é comum também não ter nenhum sangramento: o hímen pode ser mais elástico em algumas mulheres. Por isso, após a relação, não se envergonhe se você perceber um pouco de sangue. É normal!
4) Converse com a sua mãe e amigas
Tem amigas que já tiveram a primeira experiência sexual? Se você se sentir confortável, converse com elas sobre esses momentos também. Assim como você, elas provavelmente estavam se sentindo inseguras e com medo das novidades. Conversar e conhecer um pouco das experiências de outras pessoas, portanto, pode te acalmar um pouco. A mesma coisa com a sua mãe! Se a relação de vocês for aberta para isso, você pode tirar todas as suas dúvidas com ela. Afinal, ela tem uma boa bagagem com a relação sexual que pode ser compartilhada com você.
5) Você pode tirar suas dúvidas com um profissional
Se conversar com as suas amigas ou com a sua mãe está fora de cogitação, você ainda pode marcar uma consulta com um ginecologista e tirar suas dúvidas. O ginecologista é o especialista na saúde da mulher e toda as questões sobre o sexo. Por isso, não há lugar melhor para tirar suas dúvidas. E pode confiar: a não ser que a questão envolva sua segurança, ele não irá contar o que foi discutido no consultório para a sua mãe.
PRODUTOS Relacionado




