Injeção de 3 meses engorda? Saiba tudo sobre o método contraceptivo
Injeção de 3 meses engorda? Saiba tudo sobre o método contraceptivo
Veja também: Injeção anticoncepcional trimestral: saiba tudo sobre o método
Injeção anticoncepcional de 3 meses não engorda. Saiba quais são os efeitos colaterais!
A injeção anticoncepcional trimestral não engorda. No entanto, sua fórmula com progesterona pode causar retenção de líquidos e, consequentemente, sensação de inchaço no corpo. Portanto, é possível que haja um ganho de peso, mas isso não significa que a porcentagem de gordura corporal da mulher tenha aumentado.
Além disso, esse efeito colateral não acontece com todas as usuárias da injeção trimestral. A retenção de líquido tende a ocorrer no organismo que está predisposto ao incômodo e pode variar de acordo com o estilo de vida e alimentação de cada mulher. Para reduzir a retenção de líquido, recomenda-se beber bastante líquido, praticar exercícios físicos com regularidade e manter uma alimentação balanceada (de preferência, sem ingredientes ricos em sódio).
Além da retenção de líquido, outros possíveis efeitos colaterais da injeção anticoncepcional de 3 meses incluem: diminuição da libido, mais oleosidade na pele e no cabelo, sensibilidade nas mamas e alterações no ciclo menstrual, como redução do fluxo menstrual, atraso menstrual, amenorreia (ausência de menstruação) e maior incidência de sangramentos de escape ao longo do mês.
Caso algum desses sintomas se torne um incômodo, converse com o(a) ginecologista.
Como funciona a injeção anticoncepcional trimestral?
A aplicação do anticoncepcional injetável é feita via muscular por um profissional capacitado e, a partir de então, passa a ocorrer uma liberação diária de hormônios no organismo feminino. No caso da injeção anticoncepcional de 3 meses, o hormônio em questão é a progesterona.
Essas cargas hormonais previnem a gravidez da mulher ao bloquear a ovulação, reduzir a espessura do endométrio (tecido intrauterino que recebe a implantação do embrião fertilizado) e tornar o muco cervical mais espesso a fim de dificultar a mobilidade do espermatozóide no sistema reprodutor feminino.
A primeira dose da injeção deve ser aplicada, preferencialmente, no primeiro dia da menstruação (ou, no máximo, nos 7 dias seguintes). A manutenção deve ser feita a cada 90 dias, havendo um prazo de até 7 dias de atraso tolerado.
Injeção anticoncepcional trimestral tem contraindicações?
Uma das grandes vantagens da injeção de 3 meses é a sua fórmula apenas com progesterona. Isso faz com que o método seja permitido para mulheres que não podem utilizar o estrogênio, como pacientes com histórico de trombose, fumantes e mulheres que acabaram de ter filhos ou estão amamentando.
Entretanto, é importante ressaltar: a injeção anticoncepcional trimestral também tem suas limitações. Pacientes em tratamento de câncer de mama ou de colo de útero e mulheres que sofrem de doenças hepáticas ou têm hipersensibilidade aos componentes da fórmula do medicamento não devem aderir à injeção de 3 meses.
Para se certificar a respeito do melhor anticoncepcional injetável para as suas necessidades e expectativas, converse com o(a) ginecologista.
PRODUTOS Relacionados



