Injeção anticoncepcional: tudo que você precisa saber sobre o método contraceptivo
Injeção anticoncepcional: tudo que você precisa saber sobre o método contraceptivo
PRODUTO Relacionado

Como funciona a injeção anticoncepcional
A injeção anticoncepcional deve ser aplicada por via intramuscular, ou seja, em alguma região muscular, geralmente no gluteos. O ideal é que a primeira aplicação seja feita no primeiro dia do ciclo menstrual. Seu papel é bloquear a ovulação e tornar o muco do colo do útero mais espesso, impedindo a passagem de espermatozóides. A aplicação deve ser sempre feita por um profissional da saúde e sempre com a indicação de um ginecologista. É importante lembrar que o uso da injeção é indicado como método contraceptivo e não como prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.
Veja também: Injeção anticoncepcional mensal e trimestral: como funciona
Diferenças entre injeção anticoncepcional mensal e trimestral e sua periodicidade
Existem duas versões para a injeção anticoncepcional: a mensal e a trimestral. Como os próprios nomes já sugerem, a diferença está no intervalo entre uma dose e outra. A mensal tem duração de 30 dias, enquanto a trimestral deve ser aplicada a cada 90 dias. Mas essa não é a única distinção. A mensal é composta por estrogênio e progesterona, enquanto a trimestral é composta apenas por progesterona. Não há diferença nos níveis de eficácia de cada uma, mas após a interrupção do uso, algumas mulheres que fazem uso da injeção mensal têm chances de engravidar mais rápido, enquanto na trimestral o retorno a fertilidade pode demorar alguns meses.
Vantagens e desvantagens da injeção anticoncepcional
A principal vantagem da injeção anticoncepcional está na comodidade do método, já que é menos comum o esquecimento. Outro fator positivo, é para as mulheres como problemas gástricos, já que ela não passa pelo estômago. As desvantagens estão nos efeitos colaterais, como irregularidade menstrual, dor nas mamas, tontura e retenção de líquido e dificuldades em engravidar por um período logo após a interrupção do uso. Por último, para algumas mulheres a desvantagem também pode estar na forma como é aplicada, principalmente para aquelas com medo de agulhas.
Contra indicações da injeção anticoncepcional
A injeção tem sido uma alternativa para as mulheres que querem se livrar do compromisso de tomar comprimido todos os dias e que se prejudicam pelo esquecimento. No entanto, como qualquer método hormonal, não são todas as mulheres que podem fazer uso da injeção. Para as mulheres com hipersensibilidade a algum componente da fórmula, em tratamento de doenças renais, vasculares, câncer de mama e trombose esse não é o método mais adequado.
Sempre consulte um médico especialista para saber qual tipo de anticoncepcional é o mais indicado para você.
PRODUTOS Relacionado




