Injeção anticoncepcional mensal e trimestral: saiba como funciona e qual é o uso correto
Injeção anticoncepcional mensal e trimestral: saiba como funciona e qual é o uso correto
Como funciona a injeção anticoncepcional?
Existem dois tipos de injeção anticoncepcional: a mensal é composta de estrogênio e progesterona e é aplicada a cada 30 dias. A trimestral é composta apenas por progesterona e é aplicada a cada 90 dias. As duas possuem longa duração e liberação lenta dos hormônios ao longo desse período. A primeira dose deve ser feita no primeiro dia da menstruação, e seguintes 30 dias depois ou 90 dias após, não podendo ter mais de 3 a 7 dias de atraso.
A injeção é feita via muscular e, em seguida, há uma liberação lenta e diária dos hormônios. Essa dose diária hormonal tem ação bloqueadora da ovulação, além de reduzir a espessura do endométrio (parte do útero que irá receber o embrião) e engrossar o muco do colo do útero. Todas as alterações colaboram para impedir a chegada do espermatozóide ao óvulo.
Qualquer mulher pode usar esse método?
Por ser um método hormonal, nem toda mulher pode fazer uso. Algumas possuem restrição devido a associação ao estrogênio. “Pacientes com doenças renais, vasculares, trombose prévia, fumantes de alta carga tabagista, histórico câncer de mama não devem utilizar a injeção anticoncepcional”, explica a ginecologista Fernanda Mauro. Ela afirma que esse método é ideal para mulheres que esquecem frequentemente de tomar a pílula ou ingerem em horários errados, não aderindo ao anticoncepcional oral de forma correta e aumentando o risco de engravidar.
Quais são os cuidados importantes para o uso dessas injeções?
De acordo com a médica, o mais importante é seguir com rigor o intervalo entre as aplicações, para não diminuir a ação da medicação. Além disso, a aplicação da injeção deve ser feita por um profissional de saúde habilitado, em local apropriado. Qualquer alteração deve ser alertado ao seu ginecologista!
Dra. Fernanda Mauro, ginecologista e obstetra da Perinatal.
CRM: 52-995185



