Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Injeção anticoncepcional: 6 perguntas frequentes sobre o método contraceptivo

Injeção anticoncepcional: 6 perguntas frequentes sobre o método contraceptivo

A injeção anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal que previne a gravidez ao bloquear a ovulação e tornar o muco cervical mais espesso, o que dificulta a mobilidade do espermatozóide no sistema reprodutor feminino. Ela é uma ótima opção para mulheres que não têm muita disciplina e costumam esquecer de tomar a pílula anticoncepcional todos os dias, o que diminui a eficácia do método. Para te ajudar, o Só Delas vai responder as 6 principais dúvidas sobre a injeção anticoncepcional!

 

1) Qual a diferença entre injeção anticoncepcional mensal e trimestral? 

 

A injeção anticoncepcional mensal é composta por uma combinação dos hormônios estrogênio e progesterona e, como o próprio nome sugere, deve ser aplicada a cada 30 dias. Já a injeção anticoncepcional trimestral contém apenas progesterona na sua formulação e deve ser administrada a cada 90 dias (ou seja, de três em três meses). 

 

Se você está se perguntando se tem como engravidar tomando injeção trimestral ou mensal, saiba que ambas são eficazes e previnem a gravidez se usadas corretamente - confira a bula do medicamento para saber a porcentagem da eficácia. Pode haver uma pequena diferença entre as marcas. 

 

2) Quantos dias demora para a injeção anticoncepcional fazer efeito?

 

A injeção anticoncepcional deve ser aplicada no 1º dia da menstruação ou, no máximo, até sete dias depois para que consiga bloquear a ovulação logo no 1º mês. Nessas circunstâncias, o anticoncepcional injetável costuma fazer efeito uma (01) semana após a sua aplicação. 

 

No entanto, é importante ressaltar que esse prazo pode variar de acordo com a marca da injeção. Por via das dúvidas, o recomendado é usar camisinha durante o 1º mês de uso da injeção anticoncepcional. 

 

3) Quem toma injeção anticoncepcional menstrua?

 

As mulheres que tomam a injeção anticoncepcional mensal menstruam normalmente. Mas, assim como todo método contraceptivo hormonal, a injeção mensal pode causar alterações, como redução do fluxo menstrual e irregularidade no ciclo (principalmente, durante o período de adaptação à injeção). Mas, se a menstruação não vier, não se preocupe! É normal tomar injeção mensal e não menstruar. Na dúvida, sempre converse com o(a) ginecologista. 

 

Já no caso da injeção anticoncepcional trimestral, a menstruação costuma não acontecer durante os três meses de validade do anticoncepcional. No entanto, é possível que haja escapes menstruais e sangramentos leves. Portanto, quem toma injeção de 3 meses pode menstruar eventualmente? Sim!

 

Em resumo: para saber quanto tempo demora para a menstruação descer depois do anticoncepcional injetável, é preciso levar em consideração o tipo de injeção escolhido (mensal ou trimestral) e as particularidades de cada organismo à adaptação das injeções hormonais. 

 

4) Quem toma anticoncepcional injetável tem período fértil?

 

Tanto a injeção anticoncepcional mensal, quanto a injeção trimestral bloqueiam o processo de ovulação da mulher. Sem ovulação, também não há período fértil (que são os dias em que a mulher pode engravidar). Portanto, não, quem toma anticoncepcional injetável não tem período fértil!

 

5) Injeção anticoncepcional engorda?

 

Embora muitas pessoas acreditem que a injeção anticoncepcional engorda, não é verdade. O método pode provocar aumento de peso por conta de uma retenção de líquidos e, por isso, causar a sensação de ganho de peso. Esse efeito é mais comum em usuárias da injeção anticoncepcional trimestral (composta somente por progesterona). Então, para quem está se perguntando qual é a injeção que mais “engorda”, a resposta é a injeção trimestral. 

 

De todo modo, a retenção de líquido não acontece com todas as mulheres. Ela está associada a alguns fatores, como a predisposição do organismo e o estilo de vida da mulher, como alimentação e prática de exercícios físicos. 

 

6) Após tomar injeção anticoncepcional posso ter relação? 

 

Sim, você pode ter relação após tomar a injeção anticoncepcional. No entanto, isso não significa que você esteja protegida contra a gravidez! O anticoncepcional injetável costuma fazer efeito em sete (07) dias (quando é aplicado corretamente), mas, recomenda-se reforçar os cuidados contraceptivos e utilizar camisinha, masculina ou feminina, em todas as relações sexuais durante o 1º mês de uso do método.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >