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Infográfico: Veja que tipo de atividade física é indicada fazer em cada fase do ciclo menstrual

Infográfico: Veja que tipo de atividade física é indicada fazer em cada fase do ciclo menstrual

A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde. Além de melhorar a qualidade de vida, manter o corpo em movimento aumenta a produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem estar do organismo. Mas se você é do time que para sua rotina de exercícios com a chegada da menstruação ou durante a TPM, saiba que continuar se exercitando nesse período ajudar a amenizar alguns desconfortos, como cólicas, inchaço e indisposição. Basta respeitar os limites do seu corpo e escolher o exercícios que façam você sentir bem consigo mesma. Para te ajudar, nós montamos um infográfico com as atividades físicas mais indicadas para cada fase do ciclo menstrual. Confira.

 

 

Prática de exercícios ajuda a reduzir cólicas e dores musculares no período menstrual 

 

Praticar atividades físicas durante o período menstrual é uma ótima forma de aliviar cólicas e outras dores. Isso acontece porque a endorfina tem ação anti-inflamatória e acaba bloqueando os espasmos musculares que causam dor. Ela também leva ao relaxamento das contrações uterinas e diminui a liberação de prostaglandina, substância que estimula as cólicas. Por isso, a dica é investir em atividades de relaxamento muscular, principalmente na região pélvica e lombar. Caminhadas e alongamentos são dois tipos simples e que podem ser feitos a qualquer momento. Já a Yoga é uma ótima opção para trabalhar o corpo e mente, além de melhorar a flexibilidade. A malhação, por sua vez, não precisa ficar de fora, basta ficar atenta aos exercícios de alta intensidade. O ideal é que você opte por treinos mais leves. 

 

Exercícios de alta performance são ideais para o período pós menstrual e fase ovulatória 

 

Os dias após o fim da menstruação são marcados pelo aumento das taxas de estrogênio no organismo. Com isso, o corpo se sente muito mais motivado além de melhorar a sua performance. Esse é o momento ideal para exercícios de maior resistência, como corrida, musculação, lutas e esportes em grupo, como vôlei, futebol, handebol e basquete. Já durante o período fértil e ovulação, a mulher tem um aumento da libido, que traz também mais disposição para estar em movimento. Esse é o momento ideal para atividades que envolvam dança, pois elas trabalham com a autoestima, bom humor e são super divertidas. 

 

Exercícios aeróbicos ajudam na circulação e reduzem o estresse na fase lútea

 

Na fase lútea, os níveis de progesterona começam a subir. É nesse momento que ocorre a TPM que, embora varie de pessoa para pessoa, normalmente é marcada por sintomas como aumento da retenção de líquido, irritabilidade, dores de cabeça e cólica. Por isso, uma dica é investir em atividades físicas que estimulem o corpo a produzir substâncias como endorfina, serotonina e dopamina, que melhoram o humor, aumentam a disposição e ainda ajudam a reduzir as dores no corpo. Exercícios como bicicleta e natação ajudam a trabalhar a concentração, coordenação e ainda têm efeito desestressante. Já atividades aeróbicas estimulam a circulação de sangue e reduzem o inchaço causado pela retenção de líquido. 

 

Alimentação equilibrada ajuda a reduzir os sintomas da TPM e da menstruação 
 

Além dos exercícios, é preciso manter uma alimentação equilibrada em todos os dias do mês. Durante o período menstrual, procure comer alimentos antioxidantes como aveia, frutas cítricas e vermelhas, cenoura e frutos do mar. Eles fortalecem o sistema imunológico e têm ação anti-inflamatória. 

 

Já a TPM é o momento em que mais sentimos vontade de comer doces e carboidratos. Você não precisa passar longe do chocolate, aliás não há problema nenhum em se render a uns pedacinhos, só tome cuidado com os excessos. Uma alimentação saudável ainda é a melhor opção, principalmente para reduzir os sintomas. Aposte em alimentos ricos em vitamina E, magnésio, chá e sucos detox para reduzir o inchaço e controlar a retenção de líquido. Já frutas como banana, maçã, abacate, laranja ajudam a reduzir o estresse e ansiedade. Por último, evite alimentos ricos em sódio, como salgados e industrializados. Eles sobrecarregam o corpo e aumentam a retenção de líquido. 

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