Tipos de TPM: conheça as diferentes classificações da tensão pré-menstrual
Tipos de TPM: conheça as diferentes classificações da tensão pré-menstrual
Veja também: O que é TPM: causa, sintomas, tratamentos e dicas para lidar com essa fase
A Tensão Pré Menstrual causa alterações no corpo do mulher devido às oscilações hormonais bruscas que acontecem neste período, principalmente a queda nos níveis de estrogênio e o aumento da produção de progesterona. Durante a menstruação propriamente dita, a descamação do endométrio também gera quedas hormonais. Por isso, algumas mulheres relatam sintomas intensos ainda durante o período menstrual.
Ficou interessada em saber qual ou quais tipos de TPM você apresenta? Dê uma olhada no nosso infográfico!
1) TPM tipo A tem como principais sintomas ansiedade e alterações de humor
Este tipo de TPM está diretamente associado a sintomas como ansiedade e alterações de humor. O hormônio estrogênio, um dos responsáveis por controlar o nível de estresse, sofre uma queda considerável nos dias que antecedem a menstruação. Como se não bastasse, a liberação de adrenalina e cortisol é intensificada, contribuindo para essa estafa mental. Mulheres que sofrem com a TPM do tipo A também podem apresentar dificuldade para dormir, tensão, irritabilidade e até se tornar mais destrambelhadas durante a fase.
Tratamento: o segredo para moderar o estresse é praticar exercícios físicos. Atividades físicas ajudam a liberar endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Uma alimentação adequada também pode ajudar! Consulte um(a) ginecologista e/ou um(a) nutricionista para te auxiliar nessa missão. Em casos mais graves, remédios como os ansiolíticos podem ser prescritos pelos médicos para amenizar os sintomas.
2) TPM tipo C é caracterizada pela compulsão alimentar
A TPM do tipo C leva esse nome graças à palavra “craving”, que significa “desejo” em inglês. Em português, uma forma forma de memorizar a categoria é associar a letra C à compulsão alimentar, sua principal característica. Normalmente, ao comer qualquer alimento rico em açúcar ou gordura, o nosso cérebro libera a sensação de prazer. Na TPM, esse comportamento é acentuado e gera uma reação exagerada. Sabe aqueles dias em que você só quer saber de comer, comer e comer de novo? Então, é bem provável que você esteja passando pela TPM do tipo C. Além dessa necessidade de comer doces e salgados, a mulher também pode apresentar dores de cabeça.
Tratamento: em primeiro lugar, tente resistir às tentações! Sabemos que não é fácil, mas faça o possível para adotar uma alimentação equilibrada nesse período e, em paralelo, invista em uma rotina de exercícios físicos. Algumas mulheres fazem uso de suplementos, como o ômega 3, por exemplo, e relatam um alívio significativo. Quanto aos chocolates, que podem ser difíceis de evitar, dê preferência aos chocolates amargos, que não fazem tão mal quanto os ao leite.
Remédios para reduzir as dores de cabeça também podem ser indicados. Converse com o(a) seu(a) ginecologista a respeito. Jamais automedique-se.
3) TPM tipo D está relacionada com sintomas de tristeza e baixa autoestima
A depressão é o principal sintoma da TPM do tipo D, o que explica o nome da categoria. A redução dos níveis de serotonina, outro responsável pela sensação de prazer e bem-estar, está entre as grandes culpadas por esses sentimentos ruins, como tristeza, baixa autoestima, raiva injustificada, lapsos de memória, baixa concentração e até mesmo impulsos violentos.
Tratamento: alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são ótimas aliadas contra os sintomas da TPM. Em casos mais graves, o uso de antidepressivos pode ser uma opção (sempre com a prescrição e o acompanhamento médico). Ah, também vale evitar, ao máximo, ingerir bebidas alcoólicas e fumar durante este período.
4) TPM tipo H está associada, principalmente, à retenção de líquidos
A TPM do tipo H leva esse nome porque tem tudo a ver com a palavra “hidratação”. Este grupo de sintomas apresenta, principalmente, a retenção de líquidos. Por isso, efeitos colaterais como inchaço nas extremidades (pés e mãos), na região abdominal e nos seios são esperados. O ganho de peso durante a TPM também pode acontecer, mas, assim que ocorre a menstruação, isso tende a se regularizar.
Tratamento: Beba bastante água. De preferência, mais do que os 2 litros comumente recomendados, pois isso ajuda a aumentar a frequência mictória e reduzir o líquido acumulado nas extremidades do corpo. Além disso, é primordial evitar alimentos com muito sódio (que favorecem a retenção de líquido), refrigerantes, bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína. Em casos mais sérios, é possível fazer uso de medicamentos diuréticos.
5) TPM tipo O se estende a todos os outros possíveis sintomas da Tensão Pré-Menstrual
A TPM tipo O abrange todos os outros sintomas possíveis durante a Tensão Pré Menstrual. As manifestações são menos comuns, mas também acontecem. As principais são: alterações intestinais, como prisão de ventre, calor repentino, suor frio, pele oleosa e acne, alergias, maior frequência ao urinar, problemas respiratórios e cólica.
Tratamento: pílulas anticoncepcionais de baixa dosagem hormonal podem amenizar a sudorese e o calor repentino. Já o aumento na frequência ao urinar, relacionada à retenção de líquidos, pode ser combatida com uma alimentação adequada. No geral, converse com o(a) seu(a) ginecologista para, juntos, chegarem ao melhor tratamento.
PRODUTOS Relacionados



