Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

INFOGRÁFICO: Sintomas da tpm x sintomas da gravidez

INFOGRÁFICO: Sintomas da tpm x sintomas da gravidez

Os dias que antecedem a chegada da menstruação podem causar um pouco de ansiedade para quem deseja engravidar ou para quem está receosa com uma gestação indesejada. Isso porque os sintomas da TPM e os sintomas do início da gravidez podem ter algumas semelhanças, o que torna um pouco difícil para as mulheres diferenciá-los.

 

 

Os sintomas acontecem por conta do aumento na produção de progesterona que ocorre logo após a ovulação. Quando o óvulo não é fecundado, as taxas caem e a menstruação chega. Caso contrário, a progesterona continua sendo produzida, a menstruação cessa e os sintomas da gravidez aparecem. 

 

Se houver possibilidade de estar grávida, a forma mais eficaz de saber é fazer o teste de gravidez ou marcar uma consulta com um ginecologista. No entanto, alguns detalhes também ajudam a diferenciar cada caso, como observar a presença de enjoos matinais, aumento da sonolência e, claro, a ocorrência de atraso menstrual. 

 

Preparamos um infográfico para te ajudar a diferenciar os sintomas da TPM e sintomas da gravidez.

 

1. Principal diferença entre sintomas de gravidez e TPM está na presença de náuseas e vômitos

 

As diferenças entre os sintomas da TPM ou da gravidez podem ser leves, mas dois detalhes são cruciais para identificar cada caso: ocorrência de náuseas e vômitos, principalmente durante a manhã. Outra diferença é que mulheres grávidas costumam ter aversão a alguns alimentos e, em alguns casos, elas não conseguem ingeri-los de maneira alguma. A TPM não costuma provocar repulsa à comida ou enjoos. 

 

Outra forma de distinguir os sintomas de TPM e do ínicio da gravidez é ficar atenta às alterações físicas no corpo. O aumento da retenção de líquido pode levar a uma sensação de inchaço e ganho de peso, principalmente em áreas como abdômen, pernas e seios. Contudo, quando uma mulher está grávida, o volume é bem mais perceptível e, ao tocar nessas áreas, ela consegue perceber uma certa rigidez, principalmente na região do baixo ventre. Neste caso, não é a retenção de líquido que modifica o corpo, mas sim o próprio útero que está se expandindo para se adaptar ao desenvolvimento do bebê. 

 

 

2. Cólica da TPM e início da gravidez se diferem pela intensidade do desconforto

 

A cólica também é um sintoma comum na TPM e no início da gravidez. A diferença está na intensidade do desconforto. A cólica gestacional é bem mais leve e se manifesta de forma mais branda, como uma leve pontada na região do abdômen. Ela ocorre em decorrência da implantação do embrião na parede do útero e os movimentos de expansão que o órgão faz para se preparar para o desenvolvimento do feto. 

 

Já a cólica da TPM é um pouco mais forte e se dá pelas contrações do útero para expelir o endométrio. Ela costuma ser mais incômoda, mas tende a aliviar com uso de analgésico. Outra diferença é que a cólica da TPM dura pouco tempo e, nos dias seguintes, o fluxo menstrual tende a descer.  

 

 

3. Inchaço e sensibilidade mamária durante a TPM e gravidez 

 

A sensibilidade mamária provocada pela TPM e gestão possuem origens distintas. Quando uma mulher está grávida, seus seios passam por um processo de adequação para a produção de leite materno. Suas glândulas mamária aumentam de tamanho, assim como a vascularização local, deixando o seio com mais volume e rigidez. Além disso, os mamilos tendem a ficar com uma coloração mais escura e apresentam uma circunferência maior. Bem no início da gestação, todas essas mudanças podem causar uma certa sensibilidade nos seios, semelhante ao incômodo sentido durante a TPM. 

 

A diferença entre as duas situações é que, na TPM, a sensibilidade mamária é provocada apenas pelo aumento da retenção de líquido. A elevação da progesterona faz com que as células dos tecidos acumulem mais líquido, provocando um edema no local. Por isso, muitas mulheres se sentem mais inchadas em áreas do corpo como mamas, pernas e abdómen nos dias que antecedem a descida da menstruação. Esse inchaço, porém, desaparece com a chegada do fluxo e, junto com ele, a sensibilidade mamária.

 

 

4. Alterações no apetite e compulsão alimentar 

 

Você já deve ter escutado histórias sobre desejos de grávida, principalmente sobre a vontade de comer coisas inusitadas. Pois saiba que alterações no apetite no primeiro trimestre da gravidez são muito comuns, tanto no que diz respeito ao aumento da vontade de comer como na repulsa por certos alimentos. 


Já a TPM é marcada pela vontade de comer doce. Esse desejo  ocorre pois os níveis de serotonina no organismo da mulher caem muito com o aumento da progesterona e queda do estrógeno após a ovulação. O doce seria uma forma do organismo compensar essa deficiência da substância e, por isso, o nosso cérebro encontra formas de estimular o desejo de comer alimentos com alto teor glicêmico, como o chocolate. Já a compulsão alimentar está associada à questões de fundo emocional, principalmente a ansiedade e estresse. A comida seria uma forma de controlar esses sentimentos e melhorar a sensação de prazer e bem-estar.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • A MÚSICA ME MOVE
    Sem tempo de ir à academia? Veja 5 canais no Youtube para dançar e queimar calorias em casa
    Trabalhar, se divertir, dormir direito e ainda se preocupar com a saúde… Ufa! Taí uma ..
  • A MÚSICA ME MOVE
    12 músicas para animar sua viagem de férias na praia com amigos
    Com o verão rolando, nada melhor do que viajar com os amigos e curtir uns dias na praia. ..
  • A MÚSICA ME MOVE
    Conheça Kiana Léde, a menina que está bombando no Youtube com versões acústicas de hits!
    Já ouviu algum cover de Kiana Ledé? Não? Então fica a dica: procura o canal dela no Yo..
  • A MÚSICA ME MOVE
    Ouvir música, dançar, ler: 5 coisas que você pode fazer para esquecer a TPM!
    A gente já falou por aqui que a TPM é supernormal e toda mulher tem, pelo menos, algum s..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser gravidez?
    O corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser considerado normal....
    Corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser gravidez?
  • SE CUIDA!
    Enquete: Você usa protetor diário?
    Conte para o Só Delas se você usa o protetor diário todos os dias!
    Enquete: Você usa protetor diário?
  • SE CUIDA!
    5 coisas que toda mulher precisa saber sobre pílula do dia seguinte
    Muitas já ouviram falar, mas entender como a pílula do dia seguinte funciona é...
    5 coisas que toda mulher precisa saber sobre pílula do dia seguinte
  • SE CUIDA!
    Como tratar infecção urinária? Ginecologista explica como prevenir e tratar a doença
    A infecção urinária acontece quando bactérias invadem o trato urinário e se multiplicam...
    Como tratar infecção urinária? Ginecologista explica como prevenir e tratar a doença
  • VER TODAS >