Infográfico mostra o que acontece no seu corpo em cada fase do ciclo menstrual
Infográfico mostra o que acontece no seu corpo em cada fase do ciclo menstrual
Veja também: As diferentes fases do ciclo menstrual que você tem que lidar todo mês
Nós reunimos as particularidades de cada fase do ciclo menstrual em um infográfico, para que você entenda tudo o que acontece no seu corpo a cada momentos. Confira.
Fase folicular: período menstrual pode causar cólica e fraqueza nos primeiros dias
A primeira etapa do ciclo menstrual recebe o nome fase folicular. Ela começa com a chegada da menstruação e dura até a data da ovulação, que geralmente ocorre entre 10 a 16 dias após a descida do fluxo. Durante o período menstrual, as taxas de estrogênio e progesterona estão baixas e a mulher costuma se sentir mais cansada e indisposta. Já as cólicas, muito comuns no primeiro dia de sangramento, têm origem das contrações uterinas para expelir o endométrio, camada que reveste o útero internamente que é liberada como fluxo menstrual.
Com o fim da menstruação, a produção de estrogênio começa a aumentar junto com o hormônio folículo-estimulante (FSH) . Nesse momento, os ovários passam a desenvolver diversos folículos, estruturas que abrigam o óvulo durante a fase de amadurecimento, até o momento em que apenas um cresce o suficiente para ser liberado. Com a proximidade da ovulação, os sintomas relacionados à menstruação desaparecem gradativamente e a mulher tem uma melhora no humor e na disposição. Também é possível perceber uma aumento no desejo sexual.
Fase ovulatória: liberação do óvulo leva ao aumento da secreção vaginal e libido
Quando o óvulo já está maduro o suficiente para ser liberado, as taxas de estrogênio chegam ao pico, estimulando a produção do hormônio luteinizante (LH). Ao mesmo tempo, a mulher consegue observar algumas mudanças no organismo, como o aumento da secreção vaginal, alta libido, elevação da temperatura corporal basal e, em alguns casos, uma leve pontada no baixo ventre. Esses são os sinais do período fértil, momento em que as chances de gravidez aumentam caso haja relações sexuais sem proteção.
É durante o período fértil que ocorre a ovulação, quando um dos ovários libera um óvulo para ser fecundado por um espermatozóide. A fase ovulatória dura apenas um dia e é quando a mulher alcança o auge da fertilidade.
Fase lútea: maior produção de progesterona leva ao sintomas da TPM
Assim que o óvulo é liberado, o folículo se transforma em uma estrutura chamada corpo lúteo e começa a produzir progesterona. Esse hormônio é responsável por estimular o espessamento do endométrio, camada interna do útero que tem a função de acolher o possível embrião. As mudanças hormonais da fase lútea provocam alterações tanto físicas quanto emocionais, em um conjunto de sintomas conhecido como Tensão Pré-Menstrual. A TPM leva a oscilações repentinas de humor, aumento da oleosidade da pele, aparecimento de acne, sensibilidade mamária, retenção de líquido, inchaço, cólicas entre outros.
Se o óvulo for fecundado, o endométrio dará suporte ao embrião até a formação da placenta. Caso contrário, os níveis de estrogênio e progesterona caem e o corpo entende que não há nenhuma gravidez. Como efeito, o endométrio começa a descamar e sai como menstruação.
PRODUTOS Relacionados



