Infográfico mostra como calcular o período fértil
Infográfico mostra como calcular o período fértil
Entenda como calcular o período fertil
O período fértil é o momento em que o corpo feminino está em condições ideias para engravidar. Ele acontece durante a fase ovulatória, ou seja, quando o óvulo já está maduro e pronto para ser fecundado por um espermatozóide. Por isso, durante o período fértil, a mulher tem um aumento da libido e mais disposição para o sexo. Além do desejo sexual, outros sintomas também podem caracterizar essa fase, São eles:
-
Secreção vaginal transparente;
-
Pele oleosa;
-
Aumento de temperatura corporal;
-
Dor no baixo ventre;
Prestar atenção no período fértil é muito importante tanto para as mulheres que querem engravidar, quanto para as mulheres que estão evitando uma gestação. Se você não faz uso de nenhum método contraceptivo de longa duração, como a pílula, DIU ou injeção anticoncepcional, o uso de preservativo no período fértil é indispensável. Para as mulheres que estão tentando engravidar, o período fértil é a hora certa de aumentar a frequência de relações sexuais.
Dados para calcular o período fértil
Calcular o período fértil pode ser bem simples, especialmente para as mulheres com ciclos regulares de 28 dias. A dica é sempre estar atenta ao dia da chegada da sua menstruação, pois ele vai determinar o início do ciclo menstrual. Nos ciclos de 28 dias, a ovulação acontece geralmente no 14° dia, exatamente na metade do ciclo. Por isso, conte 14 dias para frente para saber o seu pico de fertilidade, ou seja, quando ocorre a ovulação. Depois, inclua quatro antes e quatro dias depois da ovulação. Já nos ciclos de 30 dias, é provável que a ovulação aconteça no 16º dia.
Os ciclos muito irregulares são bem mais difíceis de calcular, pois a ovulação não costuma acontecer em dias certos. A dica é ter o controle da duração dos ciclos por pelo menos três meses e fazer uma média entre eles. Por exemplo: se seus últimos três ciclos duraram 26, 28, 25 dias, basta somar a quantidade de dias (26+ 28 + 25 = 79) e dividir por 3 (79 ÷3 = 26), ou seja 26. Depois, já com o resultado, subtraia 14 do valor total. Isso porque a fase lútea, anterior à chegada da menstruação, é a mais regular do ciclo menstrual e dura sempre 14 dias. Seguindo nosso exemplo, 26-14= 12. Sendo assim, o período fértil fica em torno do 12° e 20° dia após a chegada da menstruação.
Mesmo com essa possibilidade, mulheres com ciclos muito irregulares precisam de uma maior atenção na hora calcular o período fértil. O mais indicado é que façam uso de um método contraceptivo. As mulheres que já fazem uso de algum anticoncepcional, não precisam ficar preocupadas com o período fértil, pois ele simplesmente não existe. Contraceptivos bloqueiam a ovulação e, sem ovulação o período fértil não acontece.
Período fértil e ovulação não são a mesma coisa
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o período fértil e ovulação não são a mesma coisa. A ovulação é o momento em que um óvulo é liberado por um dos ovários para ser fecundado pelo espermatozóide e dar início à gravidez. Já o período fértil começa cerca de 4 dias antes e termina 4 depois do 14º dia do ciclo menstrual, quando ocorre a ovulação para as mulheres que têm o ciclo regular de 28 dias. Sendo assim, o período fértil dura entre seis a dez dias. Isso só é possível porque, mesmo que o óvulo só consiga sobreviver no organismo por 12 a 24 horas, o espermatozoide pode ficar vivo por até 5 dias.
PRODUTOS Relacionados



