Infecção vaginal: conheça 3 tipos diferentes, principais sintomas e tratamentos
Infecção vaginal: conheça 3 tipos diferentes, principais sintomas e tratamentos
PRODUTO Relacionado

Candidíase: infecção vaginal causada por fungos
A candidíase é uma infecção fúngica muito comum para as mulheres. O problema acomete a região vulvovaginal.
Sintomas: Corrimento branco e espesso, coceira, vermelhidão nos grandes lábios devido à inflamação e ardor ao urinar são os sintomas comuns da candidíase, embora não haja alteração no odor vaginal.
Diagnóstico: A paciente deve procurar ajuda de um ginecologista para que ele possa recolher uma amostra do corrimento e avaliar no microscópio. A presença do fungo na secreção garantirá o diagnóstico.
Tratamento: Para tratar, o médico pode receitar medicamentos antifúngicos utópicos (aplicados diretamente na vagina) ou orais, dependendo da necessidade da paciente.
Vaginose: infecção pode ser causada pelo crescimento excessivo de bactérias
A vaginose é uma infecção que pode ser causada pelo desequilíbrio da flora vaginal, fazendo com que as bactérias protetoras (lactobacilos) da flora enfraqueçam ou diminuam e novas bactérias nocivas cresçam excessivamente no ambiente.
Sintomas: Corrimento branco ou acinzentado, mau cheiro vaginal (especialmente durante a menstruação), dor após relações sexuais e ardor ao urinar.
Diagnóstico: Primeiramente o ginecologista deve avaliar a presença do corrimento junto a outros sintomas. Em seguida, pode ser necessário fazer o Papanicolau, conhecido como exame preventivo. Ocasionalmente pode ser necessário também realizar cultura ou testes imunológicos.
Tratamento: Para tratar a vaginose bacteriana, normalmente o ginecologista receita um antibiótico oral por 7 dias ou de uso tópico em creme vaginal por 7 noites. É necessário evitar ter relações sexuais durante o tratamento.
Tricomoníase: infecção provocada por um parasita e transmitida por via sexual
A tricomoníase é uma infecção do trato genital que pode acometer a vagina, vulva, colo do útero e uretra. É provocada por um pequeno parasita (protozoário) durante a relação sexual com um parceiro infectado, portanto, pode-se considerar uma DST (Doença Sexual Transmissível). Geralmente é assintomática, mas pode ser inicialmente manifestada por uma infecção urinária (cistite ou uretrite) e inflamação (vaginite).
Sintomas: Corrimento abundante, podendo aparecer em tom esverdeado ou amarelo, mau cheiro vaginal, coceira, inflamação, dor durante a penetração e ardor ao urinar.
Diagnóstico: Ao sentir dor para urinar e durante a relação sexual, a recomendação é buscar ajuda de um ginecologista e anotar os sintomas percebidos. O diagnóstico, porém, não será conclusivo através dos sinais, o ginecologista pode pedir um exame papanicolau (preventivo) para analisar a parede vaginal e o colo do útero.
Tratamento: É recomendado que o paciente e os parceiros que tiveram o contato sexual façam o tratamento e evitem relações sexuais sem preservativo especialmente nesse período. O medicamento à base de metronidazol é o mais indicado para tratar esta infecção.
Veja mais: 4 DSTs comuns a mulheres: veja quais são e como se prevenir
O que fazer para evitar infecções vaginais: 9 cuidados importantes
1) Faça a higiene íntima no banho corretamente;
2) Procure usar sempre um sabonete líquido íntimo;
3) Dê preferência por calcinhas de algodão, pois elas causam menos abafamento na região íntima;
4) Evite usar calça jeans todos ou dias ou roupas que apertem a área;
5) Ao usar biquíni, evite deixar a peça de baixo secar no corpo. Troque por uma calcinha limpa e seca;
6) Quando estiver menstruada, faça trocas regulares de absorvente, seja externo ou interno;
7) Evite deixar calcinhas secarem no banho e usá-las em seguida. O ideal é lavar com sabão neutro na máquina ou no tanque e secar próximo ao sol e em lugar seco;
8) Use camisinha em todas as relações sexuais. Até mesmo infecções vaginais simples que não são consideradas DSTs podem ser passadas através do contato sexual;
9) Procure seu ginecologista sempre que estiver com sintomas suspeitos e não esqueça de fazer o preventivo anualmente.
PRODUTOS Relacionado




