Infecção urinária: quais são as principais causas do problema e como se prevenir?
Infecção urinária: quais são as principais causas do problema e como se prevenir?
Relações sexuais
Pela proximidade da uretra com o canal vaginal e ânus, há maior facilidade de contaminação durante a relação sexual, onde as bactérias intestinais podem entrar na bexiga. Para logo eliminá-las, a ginecologista recomenda sempre urinar após as relações sexuais para não dar tempo de as bactérias aderirem ao canal vaginal.
Mesmo com esse cuidado, algumas mulheres possuem propensão a ter infecções. Sendo assim, algumas medidas profiláticas podem ser necessárias: “Uso constante de compostos com cramberry ou até mesmo antibióticos após as relações podem ser necessários”, esclarece.
Baixa imunidade
Segundo a médica, o ambiente vaginal e uretral é regulado pela presença dos lactobacilos que conferem proteção contra infecções vaginais e urinárias. “Se houver qualquer desequilíbrio nesta flora, por exemplo, após o uso de antibióticos, há maior propensão a desenvolver infecção”, diz.
Beber pouca água
Quando a mulher bebe pouca água ou quando segura a urina por muitas horas, as bactérias eventualmente sobem para a bexiga, tendo oportunidade de aderir às paredes da mesma e causar infecção. Para evitar que isso aconteça, o recomendado pela ginecologista é beber 2 litros de água por dia e não prender o xixi por muito tempo. Combinado? ;)
Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista
CRM: 102706-SP



