Infecção urinária pode atrasar a menstruação?
Infecção urinária pode atrasar a menstruação?
A infecção urinária acontece quando bactérias entram no trato urinário através da uretra e passam a se multiplicar no local. Ela recebe o nome de cistite quando atinge a bexiga ou o trato urinário inferior, mas também pode ser de outros tipos: uretrite (infecção urinária na uretra), pielonefrite (quando afeta os rins) e infecção nos ureteres. Os seus sintomas mais conhecidos são vontade frequente de fazer xixi, ardência ao urinar e urina escura e com cheiro forte.
Conversamos com a ginecologista Mariana Conforto para entender se existe alguma relação entre a infecção urinária e a menstruação. Confira!
Infecção urinária x menstruação: processos são distintos e não têm influência direta
De acordo com a ginecologista, a infecção urinária não tem relação com a menstruação obrigatoriamente. É possível ter infecção urinária antes da menstruação, infecção urinária durante a menstruação ou até depois. “Ela pode acontecer durante todo o ciclo menstrual, na fase de sangramentos ou na fase da ovulação”, explica a médica.
As principais causas da infecção urinária são higiene íntima inadequada e a prática de relação sexual sem camisinha. A menstruação só pode favorecer o aparecimento da infecção de forma indireta - quando a mulher não faz a troca correta dos absorventes ou tem o costume de dispensar a camisinha ao transar menstruada.
Infecção urinária causa atraso na menstruação?
Diretamente, não. De acordo com a ginecologista, “a infecção urinária não tem relação com a duração ou a frequência do ciclo menstrual”. Ou seja, também não é verdade que a infecção urinária diminui o fluxo da menstruação e muito menos que a infecção urinária corta a menstruação.
O que pode acontecer é o seguinte: a mulher acaba ficando muito incomodada, ansiosa e estressada com os incômodos da infecção urinária e, consequentemente, o atraso na menstruação acontece. É importante entender que a regulação do ciclo menstrual está ligada também a fatores emocionais e, por isso, problemas como esses podem influenciar na chegada da menstruação.
Menstruação atrasada e infecção urinária: o que fazer?
Havendo chances de gravidez (ou seja, se você tiver a vida sexual ativa e não utilizar nenhum método contraceptivo), é válido fazer um teste de gravidez de farmácia ou exame de sangue para descartar a gestação. Se o resultado der negativo, recomenda-se agendar uma consulta com ginecologista. Após uma avaliação individualizada, o médico poderá identificar a origem do problema e dar início ao tratamento adequado.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 5296454-9



