Infecção urinária: o que é e quais são as principais causas?
Infecção urinária: o que é e quais são as principais causas?
O Só Delas conversou com a ginecologista Carolina Ambrogini para entender melhor o que pode levar à infecção urinária e como evitar o problema. Descubra!
O que é infecção urinária?
A infecção urinária é um quadro infeccioso que pode atingir qualquer parte do sistema urinário. Os casos mais comuns da doença acontecem na bexiga e na uretra. Porém, os rins e ureteres também podem ser afetados. A Infecção do Trato Urinário (outro nome atribuído à doença) costuma ser ocasionada pela entrada de bactérias através da uretra e sua multiplicação no sistema urinário. Mulheres estão mais sujeitas à sofrer com o transtorno devido à anatomia feminina. Com uma uretra menor, o caminho do microorganismo até a bexiga ou outro órgão do trato urinário se torna mais rápido. Incontinência urinária e ardência ao fazer xixi estão entre os sintomas da condição.
Tipos de infecção urinária: cistite, uretrite e pielonefrite são os principais
A infecção urinária tem diferentes classificações dependendo do local atingido. "A chamada infecção baixa atinge a uretra e a bexiga, já a alta é quando atinge os rins", explica a doutora Carolina. Os principais tipos de infecção urinária são conhecidos como: cistite (bexiga), uretrite (uretra) e pielonefrite (rins). Também é possível desenvolver o quadro nos ureteres. Saiba mais detalhes sobre cada um:
-
Cistite: caracteriza-se pela infecção urinária na bexiga ou no trato urinário inferior. Na maioria das vezes, esse tipo de quadro infeccioso é provocado pela bactéria Escherichia coli, presente no trato gastrointestinal.
-
Uretrite: neste caso, a inflamação acontece na uretra. Assim como a cistite, a uretrite costuma ser provocada por bactérias que habitam o trato gastrointestinal. Porém, DST's como herpes, gonorreia e clamídia também podem levar à infecção na uretra.
-
Pielonofrite: é o tipo de Infecção no Trato Urinário (ITU) que, normalmente, começa na uretra ou bexiga e se expande para os rins (apenas um ou ambos). O tratamento para essa inflamação deve ser iniciado o quanto antes, para evitar danos permanentes aos órgãos do sistema urinário. Em casos mais graves, a bactéria causadora da infecção pode se espalhar para a corrente sangúinea e provocar complicações sérias.
-
Infecção nos ureteres: como o próprio nome já diz, essa é a denominação usada para descrever a infecção urinária nos ureteres (canais que levam a urina dos rins à bexiga).
Ardência ao urinar e vontade frequente de fazer xixi estão entre os sintomas da infecção urinária
Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção urinária em questão. Entretanto, é possível listar os mais comuns. Veja a seguir:
-
Ardência ao urinar;
-
Vontade frequente de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro;
-
Urina escura;
-
Sangramento no xixi;
-
Urina com cheiro muito forte;
-
Dor abdominal;
-
Dor no reto;
-
Incontinência urinária;
Veja também: Infecção urinária: infográfico mostra 6 sintomas para ficar atenta
Causas da infecção urinária: higiene íntima inadequada e sexo sem proteção favorecem o desenvolvimento da doença
Segundo a ginecologista, a infecção urinária é ocasionada por bactérias que se aderem à parede da bexiga. Na maioria das vezes, tais microorganismos habitam normalmente o sistema gastrrointestinal. Por essa razão, fatores como higiene íntima inadequada e relações sexuais sem camisinha estão entre as causas da infecção urinária. Hábitos como esses favorecem a proximidade das bactérias do ânus com a vagina e, consequentemente, podem desencadear o quadro infeccioso.
Além disso, baixa imunidade e alterações hormonais também ajudam no desenvolvimento da doença. A médica ainda explica que mulheres com a uretra mais curta são mais propensas a contrair a infecção urinária, já que essa característica anatômica facilita a entrada de bactérias intestinais no trato urinário.
Veja também: Partes da vagina: saiba como fazer a higiene em cada região
Infecção urinária e a gravidez: quadro infeccioso pode ser mais recorrente em grávidas
Mulheres grávidas e não-grávidas têm basicamente as mesmas chances de desenvolver uma infecção urinária. Porém, durante a gestação, o risco da inflamação se tornar recorrente é maior. As alterações fisiológicas das vias urinárias características da gravidez também tornam a ocorrência da pielonefrite (infeção urinária nos rins) mais comum. Ao notar sintomas como dor no baixo ventre e desconforto ao urinar, recomenda-se uma avaliação médica. O(a) especialista poderá indicar antibióticos seguros para gestantes e, em casos mais graves, até mesmo a internação.
A infecção urinária é contagiosa?
A infecção urinária não é considerada uma doença contagiosa. Porém, pode ser desencadeada pela relação sexual sem camisinha. Isso acontece porque o contato entre a região genital e anal tem mais chances de ocorrer durante o sexo sem proteção. A contaminação pela bactéria E.Coli (presente no sistema gastrointestinal), por exemplo, embora não seja sexualmente transmissível, pode ser favorecida por esse hábito. Infecções urinárias provocadas por DST's, como a herpes genital, a gonorreia e a clamídia, também têm um alto risco de contaminação. A uretrite, quando a inflamação acontece na uretra, é um exemplo desse tipo de quadro infeccioso.
Veja também: A infecção urinária é uma DST? Veja mitos e verdades sobre o problema!
Como evitar infecção urinária? Algumas medidas ajudam na prevenção da doença
A doutora Carolina orienta que utilizar camisinha em todas as relações sexuais e realizar uma higiene íntima adequada são medidas essenciais para se manter livre da infecção urinária. A vagina deve ser higienizada com água e um sabonete íntimo líquido, no máximo, duas vezes ao dia. O excesso de limpeza também pode ser prejudicial por destruir as defesas naturais da flora vaginal da mulher. Outra dica é tentar urinar após o sexo. O hábito ajuda a lavar a uretra e impede que bactérias e microorganismos alcancem o canal. No banheiro, certifique-se de se limpar de frente para trás (da vagina em direção ao ânus) e nunca o contrário! Dessa forma, o contato das bactérias gastrointestinais com a vulva se torna mais difícil.
Veja também: 6 dicas para evitar a infecção urinária
O tratamento para infecção urinária depende da gravidade e do tipo de inflamação
Assim como os sintomas da infecção urinária, o tratamento para a doença também vai depender do tipo de inflamação e do nível de gravidade da enfermidade. Geralmente, o caminho escolhido pelos(as) médicos(as) para tratar o problema é o uso de antibióticos. Analgésicos também podem ser prescritos para o alívio da dor e da ardência ao urinar. Em casos mais sérios, a internação pode ser necessária. Tratamentos caseiros não são recomendados sem a orientação de um profissional. Quando feitos isoladamente, sua eficácia não é garantida. Por isso, jamais automedique-se! Marque uma consulta ginecológica assim que notar os primeiros sinais da infecção urinária.
Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista e Obstetra
CRM: 102706-SP
http://www.carolinaambrogini.com.br/
Matéria atualizada em: 02 de abril de 2020



