Infecção urinária é uma DST? Veja mitos e verdades sobre o problema!
Infecção urinária é uma DST? Veja mitos e verdades sobre o problema!
PRODUTO Relacionado

Veja também: Infecção urinária: o que é e quais são os sintomas
1) Fazer xixi depois do sexo ajuda a prevenir a infecção urinária
Verdade. Durante o sexo, é normal que algumas bactérias entrem em contato com a genitália feminina, principalmente pela proximidade entre o ânus e a vagina da mulher. Por isso, fazer xixi após a relação sexual pode ajudar a remover essas possíveis bactérias acumuladas na região.
2) Não tem problema consumir álcool e/ou cafeína
Mito. O consumo destes itens pode enfraquecer o sistema imunológico, favorecendo a proliferação de bactérias. Portanto, a diminuição desses hábitos costuma ser uma boa pedida.
3) Segurar a urina faz mal
Verdade. Desde criança, ouvimos que prender o xixi faz mal para a saúde e, muitas vezes, levamos na brincadeira. Mas, acredite, a prática realmente favorece o aumento da população bacteriana da flora local e não é recomendada pelos médicos.
4) Ir ao banheiro e se limpar da maneira incorreta pode causar a infecção urinária
Verdade. Na maioria dos casos, a grande culpada pela infecção urinária nas mulheres é a bactéria Escherichia coli, que habita a flora intestinal. A melhor forma de evitar esse contato com a bactéria é se limpar sempre da frente para trás, da vagina em direção ao ânus.
5) Trocar o absorvente não tem nada a ver com a infecção urinária
Mito. Tudo que favorece a constante umidade na região genital feminina é um risco à saúde íntima da mulher. O ideal é trocar o absorvente, tanto o interno quanto o externo, com frequência. O tempo máximo do absorvente interno dentro do canal vaginal é de 8 horas, mas o correto é trocar de 4 em 4 horas mesmo que o fluxo seja fraco. Já o absorvente externo pode ser trocado com intervalo de acordo com o seus fluxo, mas cuidado para não deixar por muitas horas seguidas. Ele pode causar coceira e irritação, por exemplo.
6) Ficar com o biquíni molhado por muito tempo é prejudicial
Verdade. Usar peças molhadas por um longo período de tempo aumenta as chances de infecção por bactérias e fungos. Então, além de favorecer o surgimento de uma infecção urinária, você também pode contrair outros transtornos como a candidíase, por exemplo.
7) Posso contrair a infecção urinária no banheiro
Mito. Esse pensamento já deve ter impedido muitas mulheres de ir a banheiros públicos, mas, na verdade, é pura ilusão. As bactérias responsáveis pela infecção urinária estão presentes no próprio corpo humano, não tem muito pra onde fugir.
8) Suco de Cranberry ajuda a prevenir a infecção urinária
Verdade. Pode acreditar! O cranberry é rico em proantocianidina (PAC), uma substância que ajuda a prevenir o problema. Muitos médicos recomendam o suco ou até mesmo as cápsulas da frutinha como uma aliada contra as infecções urinárias recorrentes. De qualquer forma, procure a orientação de um profissional para saber a quantidade necessária para o seu organismo.
8) Infecção urinária é uma DST
Mito. Essa confusão acontece porque relação sexual facilita o contato da uretra com várias bactérias já existentes no nosso corpo. Porém, é muito importante entender que a infecção urinária não é uma DST (Doença Sexualmente Transmissível).
9) Produtos à base de probióticos, como o iogurte, ajudam na prevenção
Verdade. Esses alimentos, além de gostosos, equilibram a flora intestinal e auxiliam a combater os micro-organimos responsáveis pela infecção no sistema urinário.
10) Limpeza não tem limite!
Mito. O exagero de higienização na região íntima também é um erro. Quando feita em excesso, a lavagem do local pode desequilibrar a flora bacteriana da vagina da mulher. Ou seja, a limpeza é muito bem-vinda se for realizada da maneira correta e com a frequência ideal.
11) Beber água ajuda a evitar a infecção urinária
Verdade. Hidrate-se! Quanto mais água você beber, mais xixi vai fazer. Isso ajuda a evitar instalação e propagação das bactérias.
12) Infecção urinária só acontece em mulheres
Mito. Embora a infecção urinária seja mais comum em mulheres (devido à anatomia feminina), o problema também pode ocorrer em homens de todas as idades, inclusive bebês.
13) A infecção urinária pode provocar complicações nos rins
Verdade. Se não for tratada, a condição pode evoluir para um quadro de pielonefrite, que nada mais é do que uma infecção nos rins.
PRODUTOS Relacionado




