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Inchaço menstrual: como lidar com o sintoma do período?

Inchaço menstrual: como lidar com o sintoma do período?

O inchaço menstrual é um problema muito relatado pelas mulheres nos primeiros dias de sangramento ou nos que antecedem a menstruação. Muitas chegam até mesmo a confundir o sintoma com o ganho de peso, o que não é verdade. Esse inchaço ocorre por causa das oscilações hormonais que acontecem no período e costuma ser mais concentrado na região abdominal. As mulheres com tendência à retenção de líquidos também podem perceber o inchaço nas pernas e pés - principalmente nas mulheres que têm problemas de circulação -, no rosto e mãos.

 

A boa notícia é que esse  inchaço não significa o ganho de gordura corporal e ele costuma passar conforme a menstruação vai acabando. Para te ajudar a lidar com o inchaço menstrual, o Só Delas preparou um guia com as possíveis causas e dicas para evitar ou reduzir o sintoma. 

 

Conheça as possíveis causas do inchaço menstrual 

 

  • Alterações hormonais características do período hormonal;

  • Prisão de ventre;

  • Retenção de líquidos;

  • Excesso de sódio na alimentação;

  • Excesso de carboidratos simples no dia a dia (farinha refinada, açúcar, pães, etc).

 

Saiba como evitar ou amenizar o inchaço menstrual 

 

  • Hidrate-se: quanto mais líquidos ingerimos, mais eliminamos toxinas presentes no nosso organismo através da urina. Água, chás e sucos naturais e sem açúcar são ótimos aliados. Embora digam que o ideal é beber 2 litros de água por dia, essa quantidade mínima varia de pessoa para pessoa. Por isso, existe a seguinte conta: o seu peso x 35 = a quantidade de líquidos em mililitros. E nessa conta não vale refrigerantes e nem sucos artificiais. A quantidade de sódio nessas bebidas é muito alta e isso pode até piorar o inchaço; 

 

  • Exercite-se: é comum sentir cansaço e as pernas mais pesadas dependendo do nível de retenção de líquidos de cada pessoa, mas sabia que exercícios físicos, mesmo leves, ajudam na circulação sanguínea e, consequentemente, na redução do inchaço? Busque uma atividade que te dê prazer, assim você não vai cair na tentação de ficar em casa durante esses dias e ainda aumenta a produção de serotonina, o famoso hormônio da felicidade. Quer mais uma vantagem? Exercícios físicos também ajudam a amenizar outros sintomas da TPM como ansiedade e irritabilidade; 

 

  • Mantenha uma alimentação saudável: sempre opte por alimentos frescos, ricos em fibra e baixo teor de gordura. Carne branca, como peixe e frango, cereais integrais, como aveia, frutas e verduras devem fazer parte do seu cardápio diário. Refrigerantes, comidas industrializadas ricas em sódio, gordura e açúcar devem ser evitados. Além de causar maior retenção de líquidos, podem piorar o trânsito intestinal, aumentando a constipação. 

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