HPV: como é o tratamento da DST
HPV: como é o tratamento da DST
Leia também: 9 informações que você precisa saber sobre HPV
Como identificar os sintomas do HPV e buscar ajuda médica
De acordo com a ginecologista Dra. Mariana Conforto, o vírus do HPV pode se manifestar através de verrugas genitais ou através de lesões no colo uterino. “Em caso de sangramento na relação, sangramento anormal e/ou aparecimento de verrugas na região anal e genital, procure um ginecologista para uma avaliação correta”, alerta a médica. As lesões no colo do útero também podem ser identificadas através da ultrassonografia transvaginal, um exame comum na vida das mulheres e que é feito pelo menos uma vez ao ano. Veja quais são os principais sintomas desta DST:
- Verrugas ou lesões na região genital e na pele;
- Coceira;
- Irritação.
Formas de transmissão do HPV
O HPV é transmitido no contato pele a pele e através da mucosa que está infectada pelo vírus. Ou seja, não precisa necessariamente de penetração vaginal ou anal, o sexo oral (contato mucosa x mucosa) pode ser o suficiente para a transmissão. Em casos mais raros, a doença também pode ser passada no compartilhamento de toalhas ou roupas íntimas, caso as lesões tenham entrado em contato com o tecido.
HPV tem cura?
Segundo a médica, ainda não há cura para o HPV. “O que se sabe é que, em caso de lesões verrucosas (mais conhecidas como verrugas), se intervirmos precocemente - o que significa retirar as lesões através dos tratamentos corretos - existe uma chance menor de recidiva (os sintomas retornarem)”, explica Mariana. O raciocínio para as lesões no colo do útero não é diferente. “Em caso de alguma lesão, pode se programar um exame chamado Colposcopia, com uma possível realização de biópsia, e retirar a área doente”, acrescenta.
Se a doença não manifestar sintomas, mas apresentar uma infecção pelo vírus do HPV no exame preventivo, sem causar alguma lesão, deve-se procurar um ginecologista para fazer o acompanhamento habitual, sem necessidades adicionais. “Se, o preventivo vier com alguma lesão de fato, mesmo se a paciente estiver assintomática (sem sintomas) o tratamento deve envolver exames adicionais de acordo com os protocolos, o tipo de lesão e a idade da paciente”, recomenda a ginecologista.
Como é feito o tratamento do HPV
O tratamento do HPV consiste em eliminar as verrugas quando a medicação não for o suficiente para elas sumirem sozinhas. É preciso avaliar a extensão, quantidade e localização das lesões antes de decidir o melhor procedimento para remoção das verrugas. Quando as lesões são pequenas e em pouca quantidade, é possível tratar com cremes específicos e ácidos. Quando a infecção é mais extensa, é necessário remover com técnicas como cauterização a laser, crioterapia (com gelo seco), ácidos ou radiofrequência.
Veja também: Como se prevenir do HPV
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 5296454-9



