Hábitos que prejudicam a saúde da sua vagina. Saiba quais são!
Hábitos que prejudicam a saúde da sua vagina. Saiba quais são!
Erro 1) Lavar a região íntima excessivamente
A falta de higiene com a região íntima, assim como o excesso de lavagens da vagina devem ser evitados. “É preciso encontrar um equilíbrio”, diz a médica. Normalmente dois banhos por dia são o suficiente para manter a área íntima bem limpa. Além disso, ela alerta sobre o cuidado de lavar e como isso deve ser feito. “Devemos lavar apenas por fora, que é a parte do genital chamada de vulva”, diz. A médica também recomenda prestar atenção nas dobrinhas que existem nessa área para lavá-las também.
Erro 2) Usar produtos perfumantes
Lenço umedecido e desodorante vaginal são alguns dos produtos perfumantes usados pelas mulheres para “esconder” o odor natural da vagina em alguns momentos. A médica, no entanto, diz que o uso rotineiro deles não é favorável à saúde vaginal: “Produtos muito perfumados têm mais chance de causar alergias. Além disso, eles alteram a flora vaginal normal e podem favorecer irritações e infecções”, diz Bárbara. Antes de utilizar algum desses produtos, converse com a sua ginecologista para ter uma orientação profissional.
Erro 3) Usar calcinhas de tecido sintético
As calcinhas feitas com tecidos sintéticos são as mais acessíveis e comuns do mercado. Porém, não são aliadas da saúde íntima vaginal. Assim como outras áreas do corpo, a região íntima também transpira e precisa ser ventilada, o que acaba sendo impedido por esse tipo de tecido. Por isso, a recomendação dos ginecologistas é optar pela calcinha de algodão, tecido natural que não aumenta a produção de umidade e facilita a ventilação.
Erro 4) Roupas muito apertadas
A calça jeans é um clássico de qualquer guarda-roupa. Porém, usá-la todos os dias não é um bom hábito para a saúde íntima das mulheres. “Roupas justas por períodos longos abafam a região íntima e favorecem infecções causadas por fungos”, diz a ginecologista. Se você não abre mão dessa peça, procure usar dia sim, dia não, intercalando com roupas mais larguinhas e frescas na região onde se encontra o gancho da calça (entre as pernas).
Erro 5) Ficar com o biquíni úmido por muitas horas
Passar o dia todo de biquíni no verão é super comum, todas nós já fizemos. Mas, apesar da peça ser perfeita para a estação, é preciso ter cautela. Ficar muito tempo com o biquíni molhado em contato com a vulva pode causar um desequilíbrio na flora vaginal e aumentar a proliferação de fungos causadores da candidíase. Por isso, a dica que a gente te dá é sempre ter uma calcinha seca na bolsa para poder trocar ao sair da praia ou piscina.
Este conteúdo tem a contribuição da especialista:
Dra. Bárbara Murayama - Ginecologista
CRM: 112527



