Ginecologista lista sinais que o seu corpo costuma dar quando algo não vai bem com a saúde do seu útero
Ginecologista lista sinais que o seu corpo costuma dar quando algo não vai bem com a saúde do seu útero
1) Quais são os sinais que o útero dá quando há algo errado?
Segundo o ginecologista Gustavo de Paula Pereira, as alterações na saúde uterina podem causar vários sintomas. Entre eles, os recorrentes são:
-
Alterações menstruais, desde a ausência de fluxo até hemorragias e irregularidade menstrual;
-
Cólicas intensas;
-
Sensação de inchaço na região pélvica e aumento de volume abdominal;
-
Dor e/ou sangramento nas relações sexuais;
-
Corrimento vaginal intenso;
-
Dificuldade para engravidar e/ou abortos;
-
Sangramento vaginal após a menopausa.
2) Que tipo de doença esses sintomas podem representar?
De acordo com o médico, alguns desses sintomas podem representar desde doenças mais simples, como uma infecção urinária, até problemas mais sérios, que necessitam de tratamentos longos e cirurgia, como os miomas, pólipos endometriais, endometriose e tumores no colo do útero. Saiba um pouco mais sobre cada caso:
- Miomas: são tumores benignos que costumam aparecer no útero e provocar diversos sintomas, dependendo do tamanho e da localização. “Eles podem causar alterações menstruais, como aumento do fluxo em intensidade, duração e irregularidade”, explica o ginecologista. Além disso, eles também tendem a intensificar as cólicas e levar ao inchaço abdominal.
- Pólipos endometriais: são pequenos tumores que se formam na cavidade do útero que podem causar infertilidade. Eles também levam a alterações do fluxo menstrual nas mulheres em idade fértil e a sangramento vaginal após a menopausa. O tratamento é cirúrgico.
- Endometriose: é quando o endométrio (parede do útero) está fora da cavidade uterina e se encontra em órgãos como bexiga, ovários, trompas e intestino. “Os sintomas mais comuns são alterações do fluxo menstrual, cólicas intensas antes e durante a menstruação e desconforto abdominal”.
- Infecções urinárias: “Geralmente, se iniciam com urina escura, corrimento, odores fortes e ardência na hora de fazer xixi”, explicou o profissional. O tratamento, geralmente, é feito com antibióticos.
Se rolar qualquer sintoma suspeito, a recomendação do médico é procurar seu ginecologista para uma avaliação rapidamente. Assim, ele poderá examinar, realizar o diagnóstico correto e indicar o tratamento necessário. ;)
Dr. Gustavo de Paula Pereira - Ginecologista
CRM: 119970 - SP



