Foliculite na virilha: veja causas e tratamentos para esse problema
Foliculite na virilha: veja causas e tratamentos para esse problema
Existem muitos fatores que levam ao desenvolvimento de foliculite. A mais comum é a depilação íntima, principalmente quando feita com lâmina. Por isso, alguns cuidados antes e depois de se depilar podem ajudar a evitar o problema. O Só Delas conversou com a dermatologista Carla Albuquerque para entender mais sobre a foliculite na virilha e quais medidas tomar para tratar a inflamação.
Depilação íntima e pelos encravados são a principal causa da foliculite na virilha
De acordo com a Dra. Carla, a presença de bolinhas semelhantes a espinhas na virilha quase sempre representa um quadro de foliculite. Segundo a médica, a inflação acontece devido a ação de bactérias a partir de algum dano sofrido pela pele. “A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade e suor, raspagem dos pêlos ou depilação com cera”.
A inflamação dos folículos pilosos acaba levando ao acúmulo de células mortas nos poros e obstrui a passagem dos pelos. Por isso, as bolinhas inflamadas, na maioria das vezes, são pelos encravados que, ao tentar sair, acabam pressionando a pele causando uma inflamação. As causas para o problema vão desde alta oleosidade na região, falta de higiene e atrito provocado pelo uso de roupas apertadas. No entanto, erros na hora da depilação são os principais responsáveis dos pelos encravados.
A foliculite pode melhorar com cuidados durante a depilação e boa higiene
A foliculite na virilha não é um caso grave e pode ser tratada com acompanhamento dermatológico. No geral, o indicado é procurar rever a forma como a depilação está sendo feito ou considerar outra técnica que cause menos dano. Como a pele da virilha é mais fina e sensível ela está mais suscetível a irritação e alergias.
Para tratar o problema, o profissional pode prescrever pomadas antibacterianas e sabonetes antisépticos. Nos casos de lesões inflamatórias mais severas nos grandes lábios, causando dor, inchaço e vermelhidão, procure um dermatologista. A inflamação pode se tornar uma infecção mais grave e necessitar de medicamentos como antibióticos tópicos e ou sistêmicos.
Confira os cuidados básicos para evitar o aparecimento de foliculite na virilha
Para a Dra. Carla, a melhor maneira de evitar formação de pelos encravados e foliculite na virilha é investir em uma depilação a laser. “Ela que proporciona uma depilação permanente com resultados consistentes e baixíssima incidência de efeitos colaterais, desde que bem aplicados”, diz.
No entanto, a depilação a laser ainda está longe da realidade de muitas mulheres. Por isso, nós separamos alguns cuidados básicos que podem ajudar a tratar e a evitar o aparecimento de novas bolinhas inflamadas na virilha.
Esfoliar a pele: facilita a remoção de células mortas e outras impurezas que obstruem os poros e dificultam a passagem dos pelos. Você pode usar sabonetes esfoliantes aplicando em movimentos circulares, de maneira suave. No entanto, evite esfoliar quando já existem pelos encravados e inflamações na virilha, pois o procedimento acaba deixando a pele mais sensível.
Não passar a lâmina com a pele seca: além de aumentar o risco de cortes e arranhões, aumenta a lesão nos folículos pilosos. O ideal é que a região esteja umedecida com água e que o pelo seja raspado com o auxílio de um creme específico para depilação com lâmina. Assim ela desliza com mais facilidade e você não precisa passá-la novamente no mesmo lugar duas vezes.
Trocar de lâmina regularmente: os cuidados com a lâmina usada são tão importantes como a forma que a raspagem é feita. Troque regularmente e procure mantê-la sempre limpa, retirando os pelos retidos na lâmina e lavando bem após o uso. Outra dica importante é evitar compartilha com outras pessoas. A lâmina ou qualquer outro aparelho depilatório deve ser de uso exclusivo de cada pessoa.
Não usar sabonete comum: se você gosta de se depilar no banho, evite usar o sabonete em barra compartilhado com outras pessoas para amolecer os pelos. Esse tipo de sabonete resseca a pele e aumenta as chances de inflamações. O ideal é sempre utilizar um sabonete líquido, de preferência, que faça espuma.
Lave a virilha com água morna antes da depilação: a água aquecida ajuda a dilatar os poros e facilita a remoção dos pelos. No caso da depilação com cera, ela ainda ajuda a amenizar a dor.
Por fim, mantenha a virilha sempre higienizada e evite manipular o local com mão suja. Outra dica é evitar usar roupas muito apertadas, principalmente calcinhas íntimas e calça jeans. Dê preferências por peças mais leves e feitas com tecidos mais leves e que não causem o abafamento da região.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Carla Albuquerque - dermatologista de São Paulo e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia
CRM - 95007



