Fluxo menstrual muito intenso pode não ser normal. Veja o que dizem especialistas
Fluxo menstrual muito intenso pode não ser normal. Veja o que dizem especialistas
Como saber quando a quantidade do fluxo menstrual é preocupante?
Segundo o médico, qualquer sangramento menstrual que ultrapasse sete dias ou necessite de muitas trocas de absorvente por dia é considerado anormal e merece ser investigado. “Nesta circunstância, a mulher está sujeita a diminuir sua hemoglobina e ter anemia, além de ser algo muito incômodo”. Além disso, ele também destaca que coágulos presentes na menstruação e coloração mais vinhosa merecem atenção, pois não é normal, podendo existir inflamação”, diz.
Hipotireoidismo pode estar entre as causas do fluxo menstrual abundante
De acordo com o especialista, muitas doenças pode estar diretamente ligadas ao fluxo menstrual intenso como sintoma. As principais são Doença de Von Willebrand (distúrbio hematológico que compromete a agregação plaquetária), Hipotireoidismo (mau funcionamento da tireoide), miomas uterinos, Adenomiose (presença de glândulas na musculatura do útero) e qualquer desequilíbrio hormonal que influencie na produção do estradiol.
Qual a solução para diminuir o fluxo?
Para o médico, o ponto de partida para o tratamento é identificar a causa do fluxo intenso, pois é preciso tratar a causa e não a consequência. Para mulheres sem qualquer disfunção que desejam diminuir ou bloquear a menstruação, o especialista recomenda os métodos contraceptivos hormonais como excelente opção, lembrando também que a escolha do método será individualizada e avaliada pelo ginecologista da paciente, que indicará o que melhor atende às necessidades dela.
Dr. Alessandro Scapinelli - Ginecologista, membro da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) e FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
CRM:112810-SP



