Flora vaginal: o que isso tem a ver com sua saúde íntima?
Flora vaginal: o que isso tem a ver com sua saúde íntima?
O que é a flora vaginal?
A flora vaginal nada mais é do que o conjunto de micro-organismos que vivem em equilíbrio na vagina. Ela, assim como o intestino, são partes do nosso organismo que possuem uma alta concentração de bactérias. “Essas bactérias são extremamente importantes e, além de não causar doenças, protegem a região íntima contra as bactérias patogênicas, aquelas que fazem mal”, explica o ginecologista.
A relação da flora com a saúde íntima feminina
A flora vaginal é importantíssima para proteger o sistema reprodutor de bactérias que podem causar diversas doenças e complicações à saúde íntima. É importante que exista um equilíbrio da flora, pois sem essas bactérias, que são produzidas pelo nosso próprio organismo, pode acabar havendo a proliferação de bactérias patogênicas.
A principal bactéria da flora vaginal são os lactobacillus, e a sua função é a de transformar a glicose das células vaginais em ácido láctico, que possuem o pH mais ácido. Além disso, Rogério explica que o esse tipo de pH é importante por ser desfavorável ao crescimento de bactérias patogênicas. “Como a vagina é a porta de entrada do aparelho reprodutor feminino, o pH ácido acaba sendo importante para toda a saúde reprodutiva da mulher”, comenta.
Para cumprir seu papel, a flora vaginal deve estar em equilíbrio
A flora vaginal deve estar com o pH em equilíbrio para ser efetiva nessa proteção. E, para mantê-la assim, a mulher deve ter uma vida saudável, o que melhora a imunidade e protege contra qualquer doença. Manter uma boa higiene íntima também é de extrema importância, porém, Rogério afirma que o uso de duchas vaginais pode acabar prejudicando o desenvolvimento da flora vaginal e facilitar diversos tipos de infecção.
Mas esse não é a única maneira de cuidar da saúde íntima feminina, o ginecologista completa com outras medidas que devem ser tomadas. “A mulher deve ainda, evitar calças muito apertadas, principalmente no calor, pois essa região já é muito quente e, quando úmida, facilita a proliferação de fungos. Pelo mesmo motivo, prefira calcinhas de algodão e não fique muito tempo com biquínis e calcinhas molhadas”, adverte o profissional.
Uma outra opção para a prevenção de doenças é que você sempre lave suas calcinhas com sabonete neutro, que causa menos irritação na região genital. Por fim, boa alimentação e uso de probióticos também podem ajudar a equilibrar a flora vaginal.
Dr. Rogerio de Barros Ferreira Leão - Ginecologista-obstetra do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia
CRM 104.152



