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Flatos vaginais: 3 coisas que você precisa saber sobre eles

Flatos vaginais: 3 coisas que você precisa saber sobre eles

Os flatos vaginais são aqueles sons semelhantes a pum que costumam acontecer durante a relação sexual com penetração. Ao contrário do que muita gente acredita, esses flatos são barulhos parecidos com pum representam apenas uma pequena saída de ar pela vagina e, por isso, não devem ser motivo de vergonha ou constrangimento. Como eles não são gases vaginais, não têm nenhum tipo de cheiro desagradável! Para desconstruir o tabu em torno dos flatos vaginais, o Só Delas reuniu 3 fatos esclarecedores sobre o assunto. Confira!

 

Veja também: Já ouviu falar em flatos vaginais? Não se assuste, é normal e eles podem acontecer com qualquer mulher

 

  1. Flatos vaginais podem acontecer com qualquer mulher

 

Antes de mais nada, é importante entender que você não está sozinha! Os flatos vaginais são um episódio absolutamente natural do corpo feminino e podem acontecer com qualquer mulher, independentemente da idade, anatomia ou histórico familiar. 

 

Vale apenas ressaltar uma particularidade: mulheres com a musculatura do assoalho pélvico (MAP) enfraquecida podem acabar tendo que lidar com os flatos vaginais com mais frequência. Isso porque a MAP é a grande responsável por contrair as paredes da vagina e manter o seu interior “fechado”. Quando essa musculatura está fragilizada, a entrada e saída de ar pela vagina são favorecidas e, consequentemente, os flatos vaginais também. 

 

  1. Algumas posições favorecem os flatos vaginais

 

Normalmente, a musculatura do assoalho pélvico “abraça” o pênis do parceiro e mantém o interior da vagina “fechado” (mesmo durante a penetração). Entretanto, em algumas posições sexuais, essa musculatura pode acabar relaxando e “abrindo espaço” para a entrada de ar durante a relação.  

 

É por essas e outras que os flatos vaginais são ainda mais comuns em posições específicas, como quando a mulher está com os quadris elevados (na posição de quatro apoios) ou muito flexionados (dobrados sobre o abdômen até a altura do peito). 

 

Isso não significa que você deve desistir dessas posições, ok? Primeiro, porque os flatos vaginais são normais e não precisam causar constrangimento e, segundo, porque existem algumas maneiras de controlar o episódio. Entenda melhor no próximo tópico!

 

  1. É possível controlar os flatos vaginais com exercícios íntimos

 

Nem tudo está perdido: com alguns exercícios íntimos, é possível fortalecer a musculatura do assoalho pélvico e controlar (ou reduzir) os episódios de flatos vaginais. O ideal é contrair os músculos da vagina durante o ato sexual, como quando a mulher vai trocar de posição. Desta forma, as paredes vaginais ficarão mais “fechadas” e não darão espaço para a entrada e saída de ar pela vagina. 

 

Para desenvolver esse controle sobre a musculatura pélvica, você pode investir em algumas alternativas, incluindo ginástica íntima, pompoarismo, fisioterapia pélvica e até pilates ou yoga, que também ajudam a melhorar o controle muscular da região.

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