Fique de olho! Erros na higiene íntima feminina que podem estar prejudicando sua saúde
Fique de olho! Erros na higiene íntima feminina que podem estar prejudicando sua saúde
Usar o sabonete comum do banho para higienizar a região íntima
Muitas mulheres ainda usam o sabonete comum de banho para fazer a higiene íntima. Porém, a opinião dos ginecologistas não é muito positiva quanto a isso: “O ideal é usar um sabonete líquido. Além de ser mais higiênico, ele consegue ter uma composição mais próxima do ideal para uso nos genitais, com ph ligeiramente ácido”, ensina a médica Bárbara Murayama.
Para as que preferem versões em barra, por serem mais econômicas, a dica da especialista é optar pelos sabonetes sem cor, sem hidratante e pouco perfumados. “Os mais simples possíveis, para diminuir o risco de alergias”, esclarece. Para não ter erro, a dica é investir apenas em sabonetes líquidos íntimos, que são específicos para o cuidado com essa região.
Recorrer ao chuveirinho para uma rápida limpeza da área íntima
O canal vaginal possui a função de liberar secreções e se autolimpar. Então, não é necessário usar o chuveirinho para reforçar higienização. Esse hábito que muitas meninas ainda têm é perigoso, pois remove a mucosa protetora da vagina e deixa a região suscetível a infecções.
Segundo a ginecologista, a lavagem deve ser feita apenas por fora, na vulva. A parte interna não precisa ser lavada. “O sabonete deve ser preferencialmente líquido, sem cor e sem perfume. Lenços umedecidos e desodorantes vaginais não devem ser usados”, afirma a médica.
Usar lenço umedecido com frequência
Ok, eles podem ser uma mão na roda e tanto. Mas, não é bom abusar. Por conter perfume e outras substâncias químicas, pode rolar uma irritação ou alergia na região íntima. Então, deixe para usar apenas em ocasiões de emergência, tá?
Quando você usa a mesma toalha que a sua amiga
Compartilhar toalha não é um bom hábito de higiene. Depois que ela é usada e fica exposta e úmida no banheiro, a probabilidade de proliferar germes, fungos e bactérias é bem maior. Por isso, sempre que puder leve a própria toalha para a casa da sua amiga ou parente, evitando que você precise usar a mesma que outra pessoa para enxugar a região íntima.
Dra. Bárbara Murayama, Ginecologista
CRM: 112527



