Feminismo: por que é importante respeitar o processo de cada amiga
Feminismo: por que é importante respeitar o processo de cada amiga
PRODUTO Relacionado

Ser feminista é um constante processo de desconstrução
Se descobrir feminista é, acima de tudo, passar por um processo de desconstrução. Nós crescemos em uma sociedade muito marcada por um machismo estrutural, que muitas vezes é difícil de questionar e derrubar. O feminismo é um chamado para a reflexão sobre nosso papel como mulher nessa mesma sociedade e como podemos contribuir para torná-la melhor e mais igualitária.
Não existe um manual de como ser feminista, o processo é individual e cada uma tem o seu tempo. Aliás, é comum encontrarmos pessoas que se dizem a favor da igualdade, mas que evitam dizer que são feministas por receio de ser julgadas ou por terem na mente uma ideia errada e equivocada sobre o movimento. Sim, o feminismo ainda é muito criticado e visto como o contrário do machismo por uma boa parcela da sociedade. Por isso, ainda hoje, por mais que o feminismo seja uma pauta constante, muitas mulheres continuam tendo dificuldade de problematizar questões que para nós já são problemáticas há bastante tempo.
Se descobrir feminista não acontece de uma hora para outra e envolve principalmente, buscar entender suas questões e vertentes. Nesse exercícios, cada mulher tem o seu ritmo. Provavelmente você não se tornou feminista de uma hora para outra e, com certeza, ainda continua precisando se libertar de estereótipos e quebrar paradigmas. Ou seja, o feminismo não é para nos deixar em uma zona de conforto, mas nos fazer sempre questionadoras e em constante evolução.
Veja também: 5 documentários sobre feminismo que você não pode deixar de ver
Sororidade é uma importante ferramenta de apoio e de compartilhamento das ideias do movimento feminista
A sororidade é um dos termos mais populares do feminismo e resume muito bem o movimento. Sororidade é a união de duas ou mais mulheres que sabem que juntas podem ainda mais. Que tal compartilhar seu processo de desconstrução com outras mulheres?
Se você perceber suas amigas ainda estão em um processo de desconstrução mais lento ou ainda encontram dificuldades de se identificar com o feminismo, não as julgue e procure uma maneira de ajudá-las. Use seu esclarecimento para empoderar outras mulheres, pois estamos todas no mesmo barco. Encoraje uma mulher e não tente se achar superior ou mais feminista que alguém por ter um vasto conhecimento sobre o assunto. Feminismo não é sobre competição ou sobre quem é mais inteligente, mas sobre como quebrar barreiras, desigualdades, padrões e opressões juntas. Lembre-se: Mulheres fortes puxam outras para cima!
Veja também: Sororidade entre mulheres no período menstrual
PRODUTOS Relacionado




