Fazer higiene íntima com lenço umedecido faz mal? O que a mulher precisa saber
Fazer higiene íntima com lenço umedecido faz mal? O que a mulher precisa saber
Lenço umedecido íntimo pode gerar alergia e coceira
Para a ginecologista Mariana Conforto, a higiene íntima deve ser feita somente com água e sabão. “Os lenços umedecidos devem ser reservados apenas para situações de urgência, como um voo longo, por exemplo”, diz. Segundo a especialista, o lenço umedecido pode favorecer algum processo alérgico e gerar coceira. Além disso, ela diz que esse item de higiene pode gerar um ambiente com oleosidade, não sendo ideal para a flora vaginal. “Reforçamos que deve ser usado apenas em situações emergenciais. E em caso de uso, usar apenas na virilha, vulva, períneo e em hipótese alguma, dentro da canal vaginal”, recomenda.
Veja também: O que fazer e o que não fazer na higiene íntima diária
Ginecologista recomenda usar lenço umedecido íntimo somente em ocasiões emergenciais
A médica conta que o uso desse item de higiene íntima é uma alternativa apenas em situações emergenciais, como um voo longo, viagens, lugares em que a limpeza seja mais difícil, como acampamentos e banheiros públicos. Antes de comprar o lenço umedecido para colocar na sua bolsa, lembre-se de alguns critérios importantes: “Que seja um lenço umedecido para bebês, por exemplo, visto que eles têm menos efeitos alergênicos. Pode-se buscar também lenços neutros, que não alterem o pH da vulva e da vagina”, indica Mariana.
Saiba como fazer a higiene adequada para a região íntima
A médica ensina que a higiene íntima deve ser feita todos os dias e preferencialmente com água e somente na área externa da vulva, onde estão localizados os pequenos e grandes lábios, clitóris e virilha. “É mais fácil dizer o que não fazer, como usar sabão ou lenços umedecidos dentro do canal vaginal”, alerta ela. Para a ginecologista, a higiene adequada deve contar com água e sabonete íntimo externamente, já que o produto tem um pH compatível com o da região vulvar. “É importante ter esse cuidado para não alterar a flora vaginal. Caso contrário, as vulvovaginites podem aparecer e necessitar de tratamento específico para o desequilíbrio”, acrescenta.
É importante lembrar que a ducha vaginal não deve ser utilizada como alternativa para a limpeza, pois pode remover a mucosa protetora da vagina e deixá-la mais vulnerável a infecções. Para maiores informações, tire suas dúvidas na próxima consulta com seu ginecologista!
Leia também: Higiene íntima na medida: o que a falta ou excesso de limpeza pode causar
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 5296454-9



