Fazer atividades físicas enquanto está menstruada: veja recomendações e cuidados
Fazer atividades físicas enquanto está menstruada: veja recomendações e cuidados
Fazer atividades físicas menstruada é prejudicial?
Não mesmo! Não se deixe parar, continue com sua rotina de exercícios físicos como se fosse qualquer outro dia. Se quiser se sentir ainda mais segura, procure as diferentes opções disponíveis, seja de absorvente interno ou externo, para usar durante os exercícios e se sentir protegida e confortável.
O único alerta é para quando a mulher não esteja se sentindo disposta. Isso acontece porque, durante a menstruação, há uma perda significativa de sangue no organismo. “Não há contraindicação à realização de atividades físicas, desde que a mulher não apresente alterações no fluxo menstrual que possam gerar alterações sistêmicas, tais como a anemia”, explica Gustavo.
Os exercícios físicos podem ajudar a menstruação!
Isso mesmo, a prática de atividades físicas pode ajudar a mulher durante esses dias. “Os exercícios, principalmente os aeróbicos, tendem a aliviar os sintomas menstruais, tais como as cólicas e sensação de inchaço”, comenta ele. Durante o treino, o organismo libera diversas substâncias naturais. “Elas dão a sensação de bem-estar, aliviam a dor e diminuem a retenção hídrica”, completa.
Recomendações e cuidados
Não há nada que nós, mulheres poderosas, não possamos fazer durante a menstruação. O único cuidado importantíssimo é prestar atenção com o limite do seu corpo! Não se exceda durante os exercícios e respeite o que o seu corpo estiver pedindo. Não é fraqueza nenhuma parar por 5 minutinhos e dar uma respirada.
Entre outras dicas estão também fazer exercícios leves quando estiver se sentindo indisposta ou com cólicas intensas. Pode ser uma caminhada ou até mesmo o seu treino comum, desde que com a intensidade diminuída. Existem também recomendações em relação à alimentação. ”Evite alimentos ricos em sal, para não agravar a sensação de inchaço e mantenha-se bem hidratada”, finaliza Gustavo.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dr. Gustavo de Paula Pereira - Ginecologista
CRM: 119970 - SP



