Fatores que podem alterar o odor ou a duração da menstruação
Fatores que podem alterar o odor ou a duração da menstruação
Quais fatores influenciam o odor e duração da menstruação?
O odor vaginal durante a menstruação está relacionado com a quantidade de microrganismos que colonizam a região da vagina e com a necrose do endométrio, que é a parte do útero que se solta a cada menstruação. A profissional completa: “O odor e a duração da menstruação podem ser influenciados de várias formas, ele pode se alterar pelo volume de sangramento de determinado ciclo, mas também a alteração no pH vaginal pode causar uma mudança no odor menstrual”, comenta.
Ou seja, é comum que as mulheres percebam um odor mais acentuado durante os dias de maior fluxo menstrual. Além disso, alguns tipos de bactérias e fungos podem deixar a vagina com um odor diferente. Uso de roupas apertadas, relação sexual e má higiene também podem influenciar no cheiro da vulva durante a menstruação.
A alimentação pode alterar o odor e duração da menstruação?
A ginecologista comenta que não existe a comprovação de que a alimentação influencia no odor ou na duração da menstruação, e faz um alerta ressaltando que algumas situações, como as infecções fúngicas e a candidíase, podem interferir no fluxo menstrual de mulheres saudáveis. “A alimentação não influencia em nada, mas mulheres com distúrbios alimentares, como obesidade ou anorexia, podem não ter sangramento vaginal por uma falta de estímulo sobre os ovários causadas pelo estresse”, diz.
A escolha dos alimentos certos podem ajudar na saúde íntima
Por outro lado, há alimentos que podem contribuir não só para manter a saúde vaginal como a de todo seu organismo. A ginecologista dá algumas dicas: “A princípio, a mulher deve procurar uma alimentação equilibrada, com uma boa oferta de nutrientes e preferir pratos com alimentos de cores diferentes. Essas atitudes já são o suficiente para manter uma boa saúde da região íntima”, finaliza.
Dra. Livia Migowski, ginecologista da Perinatal
CRM: 52906824



