Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Fases do ciclo menstrual e humor: aprenda a reconhecer as principais alterações

Fases do ciclo menstrual e humor: aprenda a reconhecer as principais alterações

As fases do ciclo menstrual têm influência direta no humor das mulheres! Mesmo sem saber o que acontece em cada fase do ciclo menstrual, é bem provável que você já tenha percebido alguns sinais. Por exemplo: durante a menstruação (início do ciclo menstrual), é comum se sentir mais irritada, ansiosa e desanimada. Já no período fértil e na ovulação, o normal é ficar mais alegre e cheia de energia, com a libido lá em cima. Acredite se quiser, mas observar esses indícios é uma das formas mais eficientes de entender quais são as fases do ciclo menstrual em que você se encontra.

 

Antes de continuar, vale esclarecer quais são as duas principais fases do ciclo menstrual: fase proliferativa (ou folicular) e fase lútea. As duas são divididas pela ovulação, que dura apenas um dia e traz consigo o período fértil. Em um ciclo menstrual regular de 28 dias, seria mais ou menos assim: 

 

1º a 13º dias: fase folicular;

14º dia: ovulação;

14º a 28º dias: fase lútea.

 

Prontinho! Agora que você já sabe quais as fases do ciclo menstrual vai enfrentar todo mês, resta aprender a reconhecer os sintomas de cada uma. Veja só:

 

Fase proliferativa do ciclo menstrual: da tristeza à alegria!

 

A primeira etapa do ciclo menstrual também é conhecida como fase proliferativa. Ela se inicia com a menstruação, mas não termina com o fim do período menstrual, persistindo até a ovulação. É justamente por isso que, durante a fase proliferativa, as suas emoções vão melhorando com o tempo. A partir de agora, quando alguém te perguntar qual é a fase folicular do ciclo menstrual, você vai saber responder na lata: é a fase que começa no primeiro dia de menstruação e vai até a ovulação.

 

Quando a gente diz que as emoções desse período vão melhorando ao longo do tempo, é por que logo no início (enquanto você ainda está menstruada), a produção de estrogênio está baixa e é comum se sentir cansada, triste e estressada. Conforme o fim do período menstrual se aproxima, o organismo passa a amadurecer o óvulo que será liberado na ovulação e os níveis dos hormônios estrogênio e testosterona crescem. Como consequência, o seu humor melhora e você se sente mais bonita, alegre e disposta. É o período fértil chegando!

 

Ovulação e período fértil: libido e disposição de sobra

 

Quando a mulher entra no período fértil, ela ainda está na fase proliferativa. Isso porque o período fértil tem duração de seis dias - inicia cinco dias antes da ovulação e termina um dia após a mesma. Tendo em vista que a ovulação ocorre por volta do 14º dia (em um ciclo menstrual de 28 dias), conclui-se que o período fértil começaria no 10º dia do ciclo. 

 

É claro que isso pode variar de mulher para mulher de acordo com a duração do ciclo menstrual, mas, para facilitar, vamos tomar essa estimativa como base. 

 

Nesse momento do mês, os níveis de estrogênio atingem o pico e o seu humor também! A libido fica maior, você se sente mais disposta, confiante e com a autoestima lá em cima. Do ponto de vista biológico, esse é o melhor cenário para a prática da relação sexual, principalmente se você pretende engravidar.  

 

Fase lútea: ansiedade, irritabilidade e depressão

 

Com certeza, você sabe o que é a fase lútea do ciclo menstrual, mas não está “ligando o nome à pessoa”. A fase lútea é a famigerada TPM! Ela começa após a ovulação e só termina com a chegada da próxima menstruação e, por isso, é popularmente conhecida como Tensão Pré-Menstrual. 

 

Durante a fase lútea, o hormônio predominante é a progesterona. A sua produção aumenta para que o endométrio (tecido que reveste o interior do útero) seja preparado para uma possível gravidez. Como resultado, surgem as temidas alterações de humor da TPM: irritabilidade, ansiedade, tristeza, pouco (ou nenhum) desejo sexual, entre outros. Isso sem contar os sintomas físicos, como cólica, retenção de líquido, sensibilidade mamária e por aí vai. 

 

Por sorte, isso não dura para sempre! Assim que a menstruação desce, um novo ciclo menstrual se inicia e a montanha russa de emoções volta a girar. Agora que você já sabe como funciona o ciclo menstrual, pode fazer um diário com os sintomas mais presentes nas suas fases e acompanhar mês a mês. Essa é uma ótima maneira de conhecer o seu corpo!

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >