Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Fases do ciclo menstrual: conheça as características de cada etapa

Fases do ciclo menstrual: conheça as características de cada etapa

O ciclo menstrual da mulher não se resume à menstruação! Ele é influenciado pelas variações hormonais do organismo feminino e consiste nas seguintes etapas: fase proliferativa, ovulação e fase lútea. Observando os sinais do seu corpo, fica mais fácil entender o que acontece em cada fase do ciclo menstrual. Os sintomas da TPM, por exemplo, são indicativos de que você está passando pela fase lútea (que antecede a menstruação e, portanto, anuncia um novo início do ciclo menstrual).

 

Veja também: As diferentes fases do ciclo menstrual que você tem que lidar todo mês

 

A seguir, veja mais detalhes sobre o ciclo menstrual: fases, sintomas e características.

 

Quais são as fases do ciclo menstrual? 

 

Para algumas fontes, as fases do ciclo menstrual são apenas duas: fase proliferativa e fase lútea. Nesse caso, o período ovulatório seria uma espécie de divisor de águas entre elas. Mas, sob outros pontos de vista, o ciclo menstrual é classificado em três fases - sendo a ovulação, a segunda etapa. 

 

Para facilitar, vamos explicar as características de cada um dos três momentos do ciclo menstrual: fase folicular, ovulação e fase lútea. Confira!

 

Fase folicular do ciclo menstrual: aumento na produção de estrogênio faz a mulher se sentir mais disposta e confiante

 

A fase folicular (ou fase proliferativa do ciclo menstrual) é a primeira fase do ciclo reprodutivo. Ela se inicia com a chegada da menstruação, mas não termina com o fim da mesma! É importante ter isso em mente.

 

Nos dois primeiros dias do período menstrual, os níveis de estrogênio ainda estão baixos e a mulher pode continuar sentindo os sintomas típicos da TPM, como cólica e fadiga. A boa notícia é que logo, logo isso passa! 

 

A partir dos 3º e 4º dias, a produção de estrogênio aumenta e você volta a se sentir mais animada e confiante. Até a pele fica mais bonita e cheia de viço. A menstruação costuma acabar por volta do 8º dia do ciclo e, então, o organismo passa a focar no amadurecimento do óvulo que será liberado na ovulação.

 

Daí para a frente, é só sucesso. Sua libido fica maior e, lá pelo 10º ao 13º dia do ciclo menstrual, você entra no período fértil. Ele não é uma fase do ciclo menstrual propriamente dita, mas representa o período com mais chances de engravidar e tem os seus próprios sintomas. O período fértil dura 6 dias e está diretamente associado à ovulação, começando 5 dias antes dela e terminando 1 dia após a mesma.   

 

Ovulação: sintomas do período fértil são mais evidentes

 

Diferente das outras fases do ciclo menstrual, a ovulação dura apenas um dia. A sua previsão de chegada varia de acordo com a duração do ciclo, mas, geralmente, ela ocorre entre o 10º e o 16º dias. 

 

Nesse momento, os níveis de estrogênio alcançam um pico e, logo em seguida, sofrem uma queda. Os sintomas de ovulação mais comuns são: aumento da libido, elevação da temperatura corporal basal, secreção vaginal abundante e elástica (tipo “clara de ovo”) e, às vezes, pequeno sangramento vaginal e cólica em um dos lados do baixo ventre. 

 

Essa dor de ovulação está associada à liberação do óvulo maduro por um dos ovários em direção à tuba uterina. É isso que possibilita o encontro com o espermatozóide e, consequentemente, a gravidez. 

 

Fase lútea: é associada aos sintomas pré-menstruais, como inchaço e mudanças de humor

 

Para quem não sabe o que é a fase lútea do ciclo menstrual, a gente explica: a última etapa do ciclo reprodutivo tem como função preparar o útero para a gravidez. Ela se inicia após a ovulação e só termina com a chegada da próxima menstruação.

 

Nesse momento, há um aumento significativo na produção de progesterona. O estrogênio também volta a subir um pouco e, por isso, algumas mulheres sentem os seios inchados e doloridos e sofrem com mudanças de humor. 

 

A progesterona passa a ser o hormônio predominante e, em vez de sentir mais desejo sexual, a mulher fica com menos libido e pode até se irritar com o(a) parceiro(a). Você também pode notar a pele e o cabelo mais oleosos. É a famigerada TPM!

 

Por volta do 26º do 28º dias do ciclo (em um ciclo menstrual regular de 28 dias), os níveis de progesterona e estrogênio caem drasticamente e surgem sintomas ainda mais desagradáveis: retenção de líquido intensa, dor de cabeça, enjôo e cólica. Depois disso, a menstruação desce e um novo ciclo se inicia.

 

Como saber em qual fase do ciclo menstrual estou?

 

Saber o que é ciclo menstrual e quais as fases do ciclo menstrual nem sempre é o suficiente para identificar em que momento do mês você se encontra. É preciso entender como funciona o ciclo menstrual de cada mulher para reconhecer não somente as datas, como os sintomas das três fases principais. 

 

Em um ciclo regular de 28 dias, por exemplo, a divisão tende a ser feita dessa forma: 

 

  • 1º ao 13º dias: fase folicular;

  • 14º dia: ovulação;

  • 15º ao 28º dias: fase lútea.

 

Em um ciclo menstrual irregular, porém, é bem mais difícil registrar essas informações. Nessas circunstâncias, vale lançar mão de um diário menstrual ou de aplicativos de menstruação, que costumam ajudar a contar o ciclo menstrual. E, claro, conhecer o seu corpo e os sinais que ele te envia. 

 

De todo modo, se estiver na dúvida sobre como calcular o ciclo menstrual, converse com o(a) ginecologista. Após uma avaliação individualizada, tudo será mais fácil!

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >