Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Fase folicular: o que é?

Fase folicular: o que é?

As fases do ciclo menstrual são: fase folicular, ovulatória e lútea - nessa ordem. É durante a fase folicular que acontece o desenvolvimento dos folículos responsáveis por conter os óvulos nos ovários. Ela se inicia com a chegada da menstruação e só termina com a ovulação, que é uma espécie de “divisor de águas” do ciclo menstrual.

 

A seguir, o Só Delas explica mais detalhes sobre a fase folicular: significado, sintomas e muito mais. Confira!

 

Fase folicular: o que significa?

 

A fase folicular do ciclo menstrual recebe esse nome porque está diretamente associada ao amadurecimento dos folículos (sacos cheios de fluido que contêm os óvulos) no ovário e cada folículo contém um óvulo. Ela começa junto com a menstruação, mas não termina com o fim do período menstrual. Por isso, pode-se dividir a fase folicular entre fase folicular precoce, fase folicular média e fase folicular tardia. 

 

Fase folicular precoce: é o início da fase folicular. Nesse momento, os níveis de estrogênio e progesterona estão baixos e o endométrio (camada que reveste o interior do útero) passa a não conseguir se sustentar sozinho, descamando e sendo expelido pela vagina em forma de menstruação. Simultaneamente, a produção do hormônio folículo estimulante (FSH) começa a aumentar; 

 

Fase folicular média: como resposta ao estímulo do FSH, os folículos começam a se desenvolver nos ovários e a menstruação chega ao fim; 

 

Fase folicular tardia: um dos folículos se desenvolve mais depressa do que os outros e eleva a produção do hormônio estrogênio, o que, por sua vez, causa uma redução na concentração de FSH. Como resultado, o processo de desenvolvimento de novos folículos é interrompido e apenas o folículo dominante continua a amadurecer. Se mais de um folículo conseguir se desenvolver, pode haver gravidez de gêmeos.

 

Os altos níveis de estrogênio estimulam um pico na produção de outra substância chamada hormônio luteinizante (LH), que incentiva a liberação do óvulo que estava contido no folículo dominante em direção à tuba uterina. Assim, a ovulação acontece e a fase folicular chega ao fim. 

 

A ovulação dura apenas 1 dia e marca a passagem entre a fase folicular e a fase lútea. A fase lútea, por sua vez, costuma durar 14 dias e é conhecida também como TPM (Tensão Pré-Menstrual). Ela acaba com a chegada da próxima menstruação e o início de um novo ciclo menstrual.

 

Como saber se estou na fase folicular? 

 

É possível afirmar que mulheres menstruadas estão passando pela fase folicular, com certeza. No entanto, essa etapa do ciclo menstrual não se resume à menstruação e, por isso, pode gerar algumas dúvidas quanto à sua duração.

 

Diferente da ovulação e da fase lútea, que têm duração fixa de 1 e 14 dias, respectivamente, a fase folicular é variável. Isso significa que é difícil prever com exatidão quanto tempo a fase folicular vai durar - ou seja, quantos dias existirão entre o 1º dia da menstruação e a ovulação. 

 

Em média, a fase folicular dura entre 10 a 22 dias. São essas variações que tornam o ciclo menstrual mais curto ou mais longo em determinado mês. Alguns exames são capazes de identificar, através dos níveis hormonais do organismo, em que momento do ciclo menstrual a mulher se encontra. Na dúvida, converse com o(a) ginecologista a respeito.  

 

Fase folicular: sintomas de menstruação são comuns

 

A menstruação marca o início da fase folicular e, por isso, os sintomas menstruais estão entre os principais sinais físicos dessa etapa do ciclo menstrual. É comum ter cólica menstrual, dor de cabeça, retenção de líquidos, fadiga, sensibilidade mamária e crises de enxaqueca. 

 

Conforme o período menstrual chega ao fim e a ovulação se aproxima, os níveis de estrogênio crescem e a mulher pode notar os sintomas de período fértil chegando, o que inclui: aumento da libido e da secreção vaginal (que se torna abundante, transparente e elástica, semelhante à clara de ovo crua) e elevação da temperatura corporal basal. 

 

É possível engravidar na fase folicular? 

 

Sim, ter relação sexual desprotegida durante a fase folicular engravida. Mas, as chances variam significativamente de acordo com o momento da fase folicular em que a relação aconteceu. Isso porque o período fértil tem duração de 6 dias, iniciando 5 dias antes da ovulação e terminando 1 dia após a mesma. Em outras palavras: os últimos 5 dias da fase folicular (cujo fim é marcado pela ovulação) já fazem parte do período fértil propriamente dito e, portanto, o risco de engravidar nesse momento do mês é grande. 

 

Por outro lado, durante a menstruação (que marca o início da fase folicular), as chances de engravidar são baixíssimas. A gravidez nessas circunstâncias só não é impossível porque, em mulheres com o ciclo menstrual curto, a ovulação pode ocorrer bem próximo ao fim do período menstrual e, consequentemente, ao período fértil também.

 

Se a sua intenção não é engravidar, o ideal é usar métodos contraceptivos como a pílula anticoncepcional, o DIU e/ou a camisinha - que também protege contra IST’s e deve ser usada em todas as relações sexuais. 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >