Exercícios físicos ajudam a aliviar a cólica menstrual; saiba tudo!
Exercícios físicos ajudam a aliviar a cólica menstrual; saiba tudo!
Mas antes: o que é a cólica mesmo?
Segundo o ginecologista Vamberto Maia Filho, o tecido que foi preparado para receber o bebê (endométrio) precisa ser expelido todo mês se não houver gravidez. Com isso, o útero se contrai e o elimina - o que nada mais é do que a menstruação. “As cólicas surgem das ondas de contração desse processo”, explica.
Por que exercícios ajudam a aliviar as dores da cólica?
Pode parecer estranho fazer exercícios para aliviar as dores da cólica, já que a primeira coisa que passa pela nossa cabeça é ficar quietinha até que ela passe, né? Mas segundo o médico, praticar uma atividade física libera endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de prazer. Ou seja, quando você começa a se mexer, o bem-estar vai tomando conta!
Qual exercício recomendados para aliviar a cólica?
Exercitar, principalmente, a região pélvica, alivia as dores abdominais. Por isso, aprenda como fazer uma atividade simples, feita em casa mesmo. Deitada em um colchonete no chão, de costas, apoie os pés no chão e posicione as mãos estendidas ao longo do corpo. Eleve o quadril e volte, sem encostar as costas no chão. Faça 3 séries com 10 repetições. A prática contribui para o alongamento da pélvis, melhorando a circulação e, consequentemente, a cólica.
No entanto, qualquer atividade física que você goste é indicada, com exceção daquelas que exigem um intenso esforço físico, como crossfit e corridas de alto esforço. Se as dores estiverem muito fortes, respeite os limites do seu corpo e opte por um alongamento ou caminhada leve.
Fazer exercícios menstruada: não se esqueça de detalhes importantes
Quando for se exercitar menstruada, não esqueça de usar absorventes externos que se ajustem à sua calcinha, evitando vazamentos, ou até mesmo no absorvente interno. Ah! Leve com você um outro produto para uma possível troca sempre e, depois da atividade, ginecologistas indicam ir direto para o banho e realizar a higiene íntima :D
Em caso de muitas dores, procure um médico ginecologista
Somente o seu ginecologista vai poder indicar um tratamento específico para o seu caso. Portanto, se as dores persistirem, converse com ele para que ele recomende uma medicação e novos hábitos para incluir em sua rotina.
Dr. Vamberto Maia Filho
CRM-SP: 118.297



