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Excesso de exercícios físicos pode atrapalhar o ciclo menstrual? Entenda!

Excesso de exercícios físicos pode atrapalhar o ciclo menstrual? Entenda!

Atualmente, a preocupação com a estética do corpo tem arrastado diversas pessoas para as academias ou atrás de alguma atividade física. No entanto, para além do reflexo no espelho, a prática de exercícios físicos é fundamental para uma boa saúde. Isso vale principalmente para as mulheres, que acabam, muitas vezes, dando uma pausa nos dias de menstruação. A ginecologista e obstetra Dra. Michelle Zelaquett tira dúvidas sobre o excesso de exercícios durante as fases do ciclo menstrual.


 

Existem problemas em fazer exercícios físicos durante o período menstrual?

 

Acreditava-se que nos dias de menstruação o sangramento acabava deixando o corpo da mulher mais debilitado. No entanto, os estudos já mostram que isso não é verdade e, ao contrário do que se pensava, a prática de exercícios nesses dias traz benefícios para a saúde. “Além de não perder o ritmo, essa prática aumenta o nível de neurotransmissores, como a noradrenalina, a serotonina e a dopamina, que produzem uma sensação de relaxamento e bem-estar”, explica a médica. Entretanto, em alguns casos, é aconselhável que a mulher diminua a intensidade das atividades, sem que deixe de fazê-las. É importante ter um acompanhamento, pois um treino muito pesado favorece a liberação de prolactina, o hormônio que pode ocasionar falhas na menstruação.

 

O ciclo menstrual e os exercícios físicos

 

Qualquer tipo de atividade física provoca desgaste no corpo, que necessitará de um tempo e nutrientes adequados para se recuperar. A prática dos exercícios também possui relação com a fase do ciclo menstrual, podendo ser adaptada de acordo com a etapa dos dias. Dessa maneira, seguindo a dose certa, a mulher consegue melhorar o condicionamento físico e atingir seus objetivos. “Cerca de 70% das mulheres alcançam um desempenho igual, mesmo durante esse período”, ressalta a doutora.

 

O que devo fazer em cada etapa do ciclo menstrual?

 

Seguindo o exemplo do ciclo menstrual de 28 dias, a ginecologista dá dicas para cada etapa:
 

- Fase folicular: começa no final da menstruação e dura, aproximadamente, 11 dias. É o momento em que a capacidade física é elevada, com uma melhora na resistência e velocidade. Uma dica é programar etapas mais intensas no treino.
 

- Fase ovulatória: em alguns casos há uma diminuição na capacidade de coordenação e força, comparando com a anterior. No entanto, não é preciso modificar muito o ritmo. Geralmente, a partir do 1º dia acontece outro aumento no rendimento, força, resistência e velocidade.
 

- Fase lútea: consiste no período pré-menstrual e junto também pode vir os sintomas da TPM, como a dor nas mamas e irritabilidade emocional. Acontece uma grande diminuição na capacidade de concentração, desempenho e aumento da fadiga muscular. Isto ocorre devido ao aumento do hormônio progesterona no corpo. Manter regularidade nas atividades físicas contribui para a melhora da TPM.


 

 

Dra. Michelle Zelaquett, ginecologista e obstetra da Perinatal.

CRM: 52.85064-0

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