Exames ginecológicos: existe preparação prévia? O que esperar desse momento?
Exames ginecológicos: existe preparação prévia? O que esperar desse momento?
Conheça o exame preventivo
Assim como esclarece o Dr. Marco Aurélio, o exame preventivo é também conhecido como o Papanicolau. “Ele consiste na coleta da secreção do colo do útero, utilizando espátula e escovinha”, define ele. Ao ser analisado o material no microscópio, o teste visa detectar possíveis alterações que poderiam se transformar em câncer. A realização do exame vai depender da idade da paciente e os resultados anteriores, o indicado é ser feito anualmente.
“O exame em si é muito rápido. Não costuma ultrapassar 5 a 10 minutos”, destaca o médico. Por isso, pode ficar tranquila. Além disso, a orientação prévia é que não tenha relação sexual dois dias antes do exame, segundo o Ministério da Saúde. E ainda, o ginecologista explica que não deve ser feita duchas, usar medicamentos vaginais ou estar menstruada para realizar o exame preventivo.
Saiba como é a ultrassonografia transvaginal
Esse exame é um dos mais conhecidos pelas mulheres, especialmente por fazer parte dos procedimentos de rotina requisitados pelo ginecologista para verificar a saúde íntima. Vale destacar que as pacientes que já deram início à vida sexual ativa são indicadas a realizá-lo. “É um exame de imagem de ultrassonografia que serve para visualizar a anatomia e aspecto de órgãos pélvicos femininos (útero e ovários)”, explica a Dra. Renata.
O procedimento não requer uma preparação prévia e no dia do exame você vai receber as orientações. “A ultrassonografia transvaginal é realizada através da introdução de uma sonda no interior da vagina da paciente”, destaca a profissional. Lembre-se que, no caso de qualquer incômodo durante o exame, avise ao profissional que está realizando o procedimento.
Dr. Marco Aurélio Pinho de Oliveira
Ginecologista
CRM 52.52422-7
Dra. Renata Tomaz, Ginecologista e Obstetra da Perinatal.
CRM: 5279788-0



