Exame pélvico x papanicolau: entenda a diferença!
Exame pélvico x papanicolau: entenda a diferença!
O que é o exame papanicolau e como ele é feito?
Segundo o ginecologista Gustavo de Paula Pereira, o papanicolau é um exame de extrema importância na prevenção do câncer de colo uterino. “Fazemos uma pequena raspagem do colo uterino para se obter células dessa região. Essas células são examinadas no microscópio, em busca de alterações que podem sugerir a presença do câncer de colo do útero ou as lesões com risco de se tornar um câncer”, explica. De acordo com o profissional, o exame, geralmente, é bem tolerado pelas mulheres e sem sofrimentos. :D
A partir de que idade é indicado fazer?
Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, o rastreamento deve se iniciar aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram a primeira relação sexual. Aquelas mulheres com mais de 25 anos, que ainda não tiveram relação sexual, não precisam realizar o exame.
É preciso fazer alguma preparação um ou dois dias antes da consulta?
De acordo com o médico, nas 48 horas que antecedem o exame, nós devem tomar alguns cuidados como:
- Não usar creme vaginal;
- Não realizar ducha ou lavagem interna;
- Não ter relações sexuais, com ou sem camisinha;
- Não realizar exame ginecológico, com toque vaginal, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética de pelve;
- Não estar menstruada. Em situações especiais, a coleta pode ser realizada em vigência de sangramento não menstrual.
O que é o exame pélvico e como ele é feito?
O exame pélvico é para analisar os órgãos genitais internos femininos. Inicialmente o médico insere o espéculo (bico de pato) na vagina da mulher para observar toda a área e o colo do útero. Nesse momento é feita a coleta do papanicolau, quando indicada. Após isso, o médico retira o espéculo e faz o toque vaginal, inserindo 2 dedos (indicador e médio na vagina da mulher) e, com a outra mão, apalpa o abdômen inferior da mulher.
Através do toque, o médico consegue sentir o tamanho, forma e mobilidade do útero, anexos e ovários e, assim, suspeitar de alguma alteração. Durante a gestação, o exame pélvico também é usado para avaliar a dilatação e encurtamento do colo uterino.
Quando é recomendado fazer?
O exame pélvico é recomendado a toda mulher que já teve a primeira relação sexual e deve ser feito em toda consulta de rotina anual ou quando a mulher tiver alguma queixa específica. Nas mulheres que não tiveram relação sexual, a avaliação dos órgãos pélvicos só é recomendada em caso de queixa específica e seu exame é realizado de maneira diferente, sem usar a via vaginal.
Agora que você já sabe como é cada exame ginecológico, não precisa ter medo ou ficar preocupada, tá?
Dr. Gustavo de Paula Pereira - Ginecologista
CRM: SP 119970 - SP



