Estar abaixo do peso pode influenciar no ciclo menstrual?
Estar abaixo do peso pode influenciar no ciclo menstrual?
Extremos de peso corporal podem influenciar no ciclo menstrual
De acordo com o ginecologista Gustavo de Paula Pereira, os extremos de peso corporal podem influenciar bruscamente o ciclo menstrual. “Nos casos de perda acentuada de peso, a falta de gordura corporal pode fazer com que os níveis dos esteróides sexuais (hormônios essenciais ao ciclo menstrual) fiquem tão baixos que a mulher deixa de ter o ciclo, levando a amenorreia (ausência da menstruação)”, esclarece. Estar abaixo do peso ideal pode atrapalhar a produção de estrogênio, e para construir a parede uterina você precisa de níveis adequados desse hormônio.
Distúrbios alimentares podem provocar a ausência da menstruação
Essa preocupação deve ser levada em conta principalmente em casos de distúrbios alimentares como a anorexia e bulimia. Para que um ovário funcione adequadamente, o ideal é que tenhamos pelo menos 22% de gordura corporal. Abaixo de 15% a função ovariana fica praticamente suprimida. Além de causar uma bagunça no ciclo menstrual, provocando irregularidade, ausência da menstruação e até dificuldade para engravidar, a redução de massa corporal associada à falta de hormônios também pode contribuir para a descalcificação dos ossos.
Mulheres que sofrem de obesidade podem desenvolver ciclos anovulatórios
Segundo o ginecologista, no caso de pessoas que estão acima do peso, já atingindo uma obesidade, é possível que a mulher fique meses sem menstruar, pois há mais chances de apresentar ciclos anovulatórios (sem ovulação). A principal causa de infertilidade em mulheres obesas está ligada à redução na frequência de ovulações, alterações hormonais e dificuldade na implementação do embrião, o que pode gerar chances de ocorrer abortos espontâneos.
Dr. Gustavo de Paula Pereira - Ginecologista
CRM: 119970 - SP



