Escape durante a cartela anticoncepcional é um alerta para a saúde das mulheres?
Escape durante a cartela anticoncepcional é um alerta para a saúde das mulheres?
O escape é a menstruação que está chegando?
Não! Não podemos considerar o escape como a menstruação que está chegando. Esse termo é utilizado apenas para caracterizar o sangramento que acontece entre um ciclo menstrual e outro e que possui características específicas: ocorre em pequena quantidade, por um período curto de dias, e geralmente tem coloração amarronzada. A ginecologista explica que em muitas vezes esse escape pode está associado ao uso de pílulas contraceptivas, embora possa também surgir em ciclos menstruais naturais e em início de gestação.
A profissional completa: “ Cada um desses sangramentos ocorrem por um motivo diferente e, embora sejam um pouquinho desconfortáveis, eles não estão associado problemas sérios de saúde”. Caso esse quadro seja persistente, e ocorra com certa frequência em seu ciclo menstrual, vale a pena consultar a sua ginecologista e decidir com ela qual a melhor maneira de lidar com a situação, ok ?! :)
É normal ter escapes durante a cartela do anticoncepcional? Porque isso acontece?
Geralmente, os escapes que ocorrem durante a cartela do anticoncepcional são frequentes no início do uso. Isso acontece porque o corpo está passando por um processo de adaptação do endométrio, que é a camada que reveste o útero por dentro, por conta do novo regime hormonal. Por isso, nada de pânico caso os escapes aconteçam com você, tá?
Porém, existem outras duas situações em que também podem ocorrer o escape: quando há o uso prolongado da pílula ou quando se faz uso não interrompido das cartelas. “O que acontece em ambos os casos é que o endométrio se torna tão fino que não consegue recobrir adequadamente as arteríolas espiraladas, vasos sanguíneos que são responsáveis pela irrigação dessa região”, explica a ginecologista.
Por conta disso, Renata comenta que a principal consequência desse processo são os discretos sangramentos que vão ocorrendo sempre que a pressão desses pequenos vasos se elevam um pouco mais. “Essa elevação de pressão dos vasos sanguíneos acontece normalmente durante o dia de uma pessoa mesmo que ela esteja com níveis adequados de pressão arterial”, finaliza a profissional.
Dra. Renata de Camargo Menezes - Ginecologista, Obstetra e Diretora da Clínica Engravide
CRM: 99227



