Endometriose: 5 coisas que você precisa saber sobre esse distúrbio
Endometriose: 5 coisas que você precisa saber sobre esse distúrbio
A endometriose pode causar infertilidade?
A endometriose é uma doença mais comum do que parece, cerca de 6 milhões de brasileiras são acometidas por esse problema que se não tratado de forma correta pode progredir com o tempo. A profissional alerta que é preciso atenção no momento do tratamento e que, infelizmente, mulheres que sofrem com esse problema podem ter infertilidade: “ De 30 a 50% das pacientes com endometriose podem ter dificuldade para engravidar,” comenta a profissional.
O diagnóstico tardio pode dificultar o tratamento
Um dos principais sintomas que está diretamente ligado com a endometriose são as fortes cólicas menstruais. É de extrema importância que prestemos atenção ao nosso ciclo menstrual para notar qualquer sintoma diferente que possa surgir. Quanto mais cedo o problema for resolvido, melhor serão as respostas de tratamento para a paciente. “Com o diagnóstico tardio, as trompas e os hormônios podem ser comprometidos e o sistema imunológico alterados, dificultando a gravidez”, comenta.
A cirurgia pode ser uma solução para a endometriose?
Diversos podem ser os tratamentos para conter a endometriose, eles vão desde a reposição hormonal, feita por anticoncepcionais, até procedimentos cirúrgicos que são recomendados em casos específicos. A ginecologista explica mais. “A cirurgia pode ser uma opção terapêutica quando o tratamento clínico não foi efetivo, pois na cirurgia são retirados os focos de endometriose”, diz Camila.
Endometriose pode causar dor durante a relação sexual
Além das fortes cólicas nos períodos de menstruação, um outro sintoma bem comum da endometriose são as dores ou incômodos no momento das relações sexuais. Então, caso você ande sentindo algum tipo de incômodo nesse momento, ligue o alerta vermelho e procure um profissional especializado na área para avaliar seu quadro.
Alterações urinárias e intestinais também podem ser percebidas
É importante que você saiba que a endometriose é uma doença que não atinge só os órgãos da pélvis, em casos mais extremos ela pode acabar se espalhando pelo corpo e chegando até mesmo na bexiga. “Quando há focos de endometriose na bexiga ou no intestino, a paciente terá também alterações urinárias e intestinais, respectivamente”, finaliza.
Camila Ramos, ginecologista e obstetra da Policlínica Granato
CRM: 5295691-0



