Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Emendar cartela de anticoncepcional tem efeitos colaterais?

Emendar cartela de anticoncepcional tem efeitos colaterais?

Emendar cartela de anticoncepcional não faz mal à saúde e nem diminui a eficácia da pílula. Porém, o hábito de emendar anticoncepcional pode aumentar a frequência com que a mulher tem escape menstrual ao longo do mês. Conversamos com a ginecologista Carolina Ambrogini sobre tomar o anticoncepcional sem pausa e os possíveis efeitos colaterais da prática. Confira a seguir!

 

Veja também: Emendar cartela de anticoncepcional faz mal à saúde? Ginecologista responde

 

Emendar cartela do anticoncepcional pode provocar escapes menstruais 

 

A vantagem de emendar as cartelas do anticoncepcional é também o principal efeito colateral desta prática: não ficar menstruada. “O fato de emendar as cartelas, geralmente, corta a menstruação, porque você não tem o sangramento de privação”, explica a ginecologista, se referindo ao sangramento característico da pausa do anticoncepcional, que não é decorrente da ovulação e, portanto, não representa a menstruação propriamente dita. Esse sangramento é apenas uma resposta do organismo feminino à ausência dos hormônios da pílula durante a pausa do anticoncepcional.

 

Porém, um efeito colateral que pode ser frequente para quem emendar as cartelas da pílula é o surgimento de sangramentos de escape. “É muito comum que a mulher [que emenda o anticoncepcional] tenha escapes, que é aquele sangramento marrom em pequena quantidade. Se acontece o escape, provavelmente, o corpo está pedindo por uma pausa mesmo”, orienta a médica. 

 

Um dos efeitos do uso regular da pílula anticoncepcional é tornar o endométrio (paredes internas do útero) mais fino. Com isso, os vasos sanguíneos da região ficam expostos e sangram, gerando o escape menstrual. Se os escapes se tornarem frequentes a ponto de incomodar ou atrapalhar a rotina da mulher, é aconselhável conversar com o(a) ginecologista sobre a possibilidade de fazer uma pausa do anticoncepcional. 

 

A mulher que emenda a cartela do anticoncepcional também pode acabar não se adaptando à ausência da menstruação. “Algumas pacientes se sentem mais inchadas, com as mamas doloridas. Para algumas pacientes, é importante menstruar. Elas sentem como se a menstruação ‘desinchasse’, [para elas] é importante ter o sangramento”, conta a especialista. “Mas, [emendar as cartelas] dá pouquíssimos efeitos colaterais, não tem impacto”, finaliza. 

 

Cuidados fundamentais ao emendar a pílula anticoncepcional

 

Emendar a cartela do anticoncepcional deve ser feito sob a orientação do(a) ginecologista.  Isso porque a pílula anticoncepcional combinada (composta pelos hormônios progesterona e estrogênio) é desenvolvida para ser administrada com um intervalo (ou seja, a mulher deveria ter uma pausa dessa ingestão de hormônios do medicamento). 

 

Por mais que a prática de emendar as cartelas teoricamente não faça mal à saúde, o uso prolongado desses hormônios (que, inicialmente, deveriam ser interrompidos) pode causar efeitos colaterais que vão além do bloqueio da menstruação e da maior recorrência de escapes, como alterações na capacidade de coagulação do sangue e pressão alta. 

 

Por isso, o ideal é que o hábito de emendar as cartelas seja feito esporadicamente para evitar essas doses hormonais elevadas por um longo período de tempo. Na dúvida, converse com o(a) médico(a) que te acompanha! O(a) profissional certamente poderá indicar o melhor para as suas necessidades e expectativas. 

 

Emendar cartela de anticoncepcional corretamente não diminui a eficácia 

 

Emendar as cartelas da pílula anticoncepcional não aumenta as chances de gravidez. O risco de engravidar emendando as cartelas é o mesmo de engravidar fazendo a pausa do anticoncepcional e depende, principalmente, da administração correta do medicamento. É preciso ingerir um comprimido por dia, preferencialmente no mesmo horário, sem esquecimentos ou atrasos. No caso de quem emendar as cartelas, a única ressalva é que não haverá a pausa tradicional entre o final de uma cartela e o início de outra. 

 

“Se a pessoa usa o anticoncepcional corretamente, [emendar as cartelas] não aumenta risco de gravidez, nem impede a pessoa de engravidar no futuro”, diz a ginecologista. Utilizar o anticoncepcional de forma contínua (sem a pausa entre as cartelas) pode facilitar a memorização do uso diário e diminuir esquecimentos de administração, garantindo, assim, a eficácia oferecida pelo método contraceptivo. 

 

Esta publicação teve a contribuição do especialista:

Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista 

CRM: 102706-SP

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
    A assadura na virilha feminina pode coçar, arder, causar feridas na pele da região e...
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
  • SE CUIDA!
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
    A pílula do dia seguinte é um método de emergência que só deve ser utilizado em casos...
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
  • Menstruação
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
    Você sabia que, assim como a TPM (Tensão Pré-Menstrual), o período fértil também provoca...
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
  • SE CUIDA!
    O que pode causar escape menstrual?
    É normal ter escape menstrual em circunstâncias específicas, como quando a mulher é...
    O que pode causar escape menstrual?
  • VER TODAS >