Os efeitos colaterais são iguais para todos os métodos contraceptivos?
Os efeitos colaterais são iguais para todos os métodos contraceptivos?
Efeitos colaterais da pílula combinada e da pílula de progesterona
Os efeitos colaterais do método hormonal via oral podem variar de acordo com o tipo de pílula utilizada. Segundo a ginecologista Mariana Conforto, usualmente as pílulas de progesterona causam acne devido ao aumento da oleosidade da pele, aumento da retenção hídrica e queda capilar. Já as pílulas combinadas de estrogênio e progesterona, a médica diz que podem provocar ressecamento vaginal, diminuição da libido e retenção hídrica também.
DIU de cobre e DIU hormonal
O Dispositivo Intrauterino, o DIU hormonal, é necessariamente de progesterona, por isso, os efeitos colaterais são parecidos com os da pílula de progesterona. Portanto, pode ocorrer um aumento da oleosidade da pele, acne, mudança de humor e retenção hídrica.
A injeção anticoncepcional e o anel vaginal também possuem efeitos colaterais
De acordo com a médica, todo método hormonal pode vir atrelado a efeitos colaterais, porém os métodos que não são via oral, como a injeção anticoncepcional, tendem a ter menos efeitos colaterais.
Já o anel vaginal, segundo a ginecologista, pode aumentar a secreção vaginal e aumentar os episódios de vulvovaginites, que são as infecções fúngicas e bacterianas do canal vaginal.
Métodos de barreira, como o diafragma e a camisinha, também possuem efeitos colaterais?
Para a especialista, os efeitos colaterais que os métodos de barreira podem gerar são desconfortos como alergias de contato. Mulheres que possuem alergia ao látex, material utilizado na camisinha, devem procurar um preservativo sem este componente ou optar por outro método.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 5296454-9



